quinta-feira


DRUMMOND 100



A palavra mágica

Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

( Carlos Drummond de Andrade )


Marcadores: , , ,



Ilustração: Vladimir Kazanevski ( Ucrânia )

. . . . . .

Sugestão de leitura :

( Se seus olhos não se deixaram obnubilar apenas pela emoção da 'conquista histórica' ) :


* Clóvis Rossi : "A educação do presidente" ; * Fernando Rodrigues : "Assunto de Estado" ( Folha de S. Paulo - Caderno Opinião , 30/10 ) e * Célio Franco : "Liberdade de Imprensa" (Blog ' Pensata' - 28/10) .




Marcadores: , , ,

terça-feira

Praga populista

É mesmo um acinte que se reeleja para o governo do Distrito Federal um sujeito como o Sr. Roriz: truculento, racista, inculto e envolvido em tantas ( e comprovadas) transações ilícitas.
O candidato do PT , Geraldo Magela, que perdeu a eleição com 49,38% dos votos válidos, pedirá , amanhã, impugnação do resultado das apurações do segundo turno. Magela acredita que contribuíram para a reeleição de Joaquim Roriz irregularidades que vão da compra de votos à fiscalização inadequada nos locais de votação.

Marcadores: ,

A propósito do que está por vir



"Acredite Apenas"

Acredite apenas no que seus olhos vêem e seus ouvidos ouvem !
Também não acredite no que seus olhos vêem e seus ouvidos ouvem !
Saiba também que não crer algo significa algo crer!

( Bertolt Brecht )







" A boca miúda "


Rumores vindos de Brasília já começam a promover alvoroço entre representantes de setores culturais e artísticos do país . Esperemos que o que se avista no horizonte ( fusões, cortes ?) não venha a afetar uma produção cultural que justo agora vinha reavendo seu fôlego.

. . . . .

Os cantores da dupla sertaneja , "Zezé di Camargo & Luciano", certamente não têm motivos para se preocupar.

Segundo informa Marcelo Rubens Paiva em sua coluna na Folha Ilustrada ( 2ª feira , 28) , a dupla teria ganho por cantorias e aparições nos showmícios de Lula o equivalente a R$ 1.275.000 .
Falha-me a memória ou, além da dupla, ouvimos outros cantores entoarem jingles pró-Lula na campanha do então candidato presidencial ? Ah, sim. Leonardo ( representante, também, do gênero sertanejo) "permitiu " que uma de suas canções fosse utilizada no programa de Lula . Quem mais?
Poderíamos citar Caetano Veloso -- ora, sabemos que, nesses casos, não é mais a ideologia política do artista que conta . Mas o cantor baiano esbravejou ante o uso de sua gravação de "Amanhã" (Guilherme Arantes) , no programa eleitoral do petista.

As vozes acaloradas ( e verdadeiramente engajadas) das campanhas do passado não cantam mais no mesmo coro.
Penso que não será agora que retrocederão em suas crenças , indo para as ruas chafurdar na onda vermelha, junto com " lulistas de ocasião". E que lhes seja preservado o direito.

- - - -

Chucky perderia

Já pensou se os terrores antevistos por Luana Camará e Odete Roitman se concretizam?
Imaginem o boneco de ventríloquo se desvencilhando de marqueteiros e mentores políticos e ganhando vida própria !


. . . . . .


Próxima etapa: 'Media-training'

Ainda em transe , alguns petistas da velha-guarda -- aqueles dos bonezinhos puídos -- assistem, com lágrimas nos olhos, Luiz Inácio Lula da Silva , eleito presidente da República com mais de 52,7 milhões de votos, ir a público -- e a exclusivas na "Rede Globo" -- pronunciar-se como quem acaba de assumir a diretoria de um clube campestre do ABC.



Marcadores: , , , ,

segunda-feira

Dois amores





Minha irmã, Ana Cristina, com meu sobrinho e afilhado, Tiago (Cabo Frio / RJ - Foto: Fred D. Fonseca ).

Marcadores: ,

Oi, Rosana, a "turista acidental" agradece :-) . Sim, também faço minhas "viagens de superfície". Ultimamente, não envolver-me vinha sendo a tônica . Sei que preciso voltar a me comprometer... com gente .

Obs.:( Será que você também não conhece as figurinhas da foto acima ? Não acho improvável. Minha irmã casou-se (O Webster foi à cerimônia !! :-)) e se graduou em Brasília. Aliás, a Cris morou em Bsb mais tempo do que eu . O Tiago, além de ter nascido aí, vai à cidade com frequência, para ver a outra avó ).




Marcadores: , , , , , , , ,



Meu povo, meu poema


Meu povo e meu poema crescem juntos
como cresce no fruto
a árvore nova

No povo meu poema vai nascendo
como no canavial
nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro
como o sol
na garganta do futuro

Meu povo em meu poema
se reflete
como a espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo
menos como quem canta
do que planta

(Ferreira Gulllar - Dentro da Noite Veloz 1962 / 1975)

- - - - - -

Arte sobre foto de Adriana Paiva

sábado

Foco Seletivo




No último dia 10, comecei a transferir algumas fotos deste blog e de outras páginas que mantenho na WEB, para um blog que criei na ocasião, o "Foco Seletivo" .
Título pretensioso ? :-) Ambíguo, certamente. Mas parafraseando o KK , um conhecido por quem tenho grande apreço (um quase-amigo, diria) : "há menos de jactância na escolha do que se possa supor" .

"Foco seletivo" é ( também :-) o nome que se dá a uma técnica fotográfica que consiste em isolar elementos ou planos de uma imagem, utilizando-se de grandes aberturas do diafragma. Efeito que , alguns já terão reparado , utilizo com frequência (vide imagem acima) .




Movida, por um lado, pela recorrência da busca por fotos -- sobretudo as de shows -- aqui no Periplus. E , por outro, pelo fato de que até hoje não logrei sequer esboçar o que seria o meu "portfolio (fotográfico) ideal", julguei oportuno criar um diário onde publicasse , exclusivamente, fotos de minha autoria.
Convido-os, então, a uma visita.

Foto 1 : "Culto carismático" (Brasília, 1993) -- Foto 2 : "Iron Maiden" (Bruce Dickinson, Dave Murray & Janick Gers) : Rock in Rio 3 / Jan. 2001. -- Por: Adriana Paiva .



Marcadores: , , , , , ,

Resposta ao leitor :

Nihongo : Lição ' Kana / KATAKANA '

André Arruda envia e-mail perguntando "se isto é sério" : "Name in Japanese" .



Caro Andore-san,

Não sei se o programa faz a transcrição correta em todos os casos. Não testei-o o suficiente. Mas, sua função básica é "reescrever" qualquer palavra digitada no campo em branco em alfabeto ' katakana' ( caracteres silábicos, de origem nipônica, com que são escritas as palavras estrangeiras ) .

By the way, o sistema não é uma novidade. Na rede existem vários sites ( principalmente, em inglês ) que oferecem esse dispositivo de conversão de palavras estrangeiras para a língua japonesa.

Curiosidade:

Transcritos para o 'katakana' , alguns nomes estrangeiros passariam a ser verbalizados assim : Adriana Paiva - Adoriana Paiba ( ver grafia na arte do template ) ; Luís - Ruishi ; Cristina - Kurishichina ( ou Kirishichina) ; Angélica - Anjerika ; Cláudia - Kuraujia ; Valéria - Bareria ; Marcos - Marucoshi ; Substantivos / Marcas: TV - terebi ; tênis - tenisu ; beer - biiru ; pocket - pokketo ; TV Globo - Gorobo Terebi ; McDonald's - Makudonarudo , e por aí vai...

Arte tabela ' katakana' : Adriana Paiva




Marcadores: ,

quarta-feira



Ponta da Joatinga ( Paraty - RJ)




Quinta-feira, 17/10 : Primeira parada, depois que deixamos o pier, em Paraty.
A Joatinga é considerada a mais carente entre as comunidades visitadas. E, também, a de mais complicado acesso.
Construídas na encosta, 22 casas abrigam uma população de 85 pessoas.

(Na canoa : João, Valéria e Carlos -- Foto - Adriana Paiva )



Marcadores: , , , , ,

Duas semanas, dois técnicos , vários componentes substituídos e parece que a super-máquina voltará a desempenhar a sua parte.
A despeito da enorme quantidade de softwares que rodam nela e de outros tantos periféricos conectados , sua performance, até então, nunca ficara comprometida.

Hoje cedo, após a enésima travada do mês, cheguei ao cume do desespero. Todas as medida$$$ tomadas pelo técnico habitual -- cuja perícia jamais tivera razões para suspeitar -- acabavam revelando-se inadequadas. Ele vinha, fazia um novo e terrível diagnóstico e levava o computador. Um, dois dias depois, o problema ressurgia, renitente, inalterado. Fui viajar e o estorvo ficou.

Na volta, retirado do curto tempo no limbo, o óbvio escandaloso: o problema é o técnico ! Vou atrás do meu descabelado "Guia Moema". Onde ? Cadê?!! Também me descabelo. A sequência suor-quase-lágrimas, contudo, não afetaria meu dom em perseverar . Localizo a lista. Duas ligações esbaforidas , visita marcada.

Adriano, o técnico escolhido entre dezenas de outros baseados na circunvizinhança, tem aquele ar de sarcasmo fingido de espanto . Pudera. A desordem deixada pelo outro , conforme eu mesma vim a constatar, era uma soma de erros primários. Tivesse acatado, por exemplo, o último de seus desalentadores diagnósticos , meu scanner ' Canon ' de fé, estaria agora na fila de "atendimento" de uma autorizada em Pinheiros. Prova reeditada de quão deletério pode ser um hábito.

. . . . . .

Não aderi à voga do equipamento 100% digital. Nem cogito em fazê-lo . Mantenho-me satisfeita com minhas duas ' Nikon' : uma N90s e uma F90x (câmeras do mesmo modelo, montadas, respectivamente, nos EUA e no Japão) .

Ao longo da semana, trarei aqui histórias ilustradas de mais uma viagem. Até !

- - - -

Fotógrafos & Blogs

André Arruda e Arthur Max, integrantes da Photosynthesis (lista de discussão sobre fotografia) , acabam de colocar no ar os diários "On Camera" e "Free Pixels ".





Marcadores: , ,

sexta-feira

Teclo, agora, do centro de Paraty. Mais exatamente, do "Paraty Cybercafé".
Deixamos o carro no cais e saímos com o equipamento a tiracolo, a fim de registrar alguns trechos do casario . Eis, então, que diviso este providencial estabelecimento.

Ontem, estivemos no mar desde cedo. Voltamos para a cidade por volta das 18h.
Dividindo-nos entre a lancha do Antônio (a ' My Toy') e rudimentares canoas, visitamos 3 comunidades de caiçaras .

A experiência fez-me recordar minha época de trabalho de campo na comunidade negra de Boa Sorte, em Corguinho (Mato Grosso do Sul). Obtive uma bolsa do CNPq para realizar levantamento etnográfico sobre esses descendentes de quilombolas, vindo a publicar, mais tarde, um artigo no jornal da ABA (Associação Brasileira de Antropologia) sobre a pesquisa .
Ainda disponho de muito material inédito sobre "Boa Sorte" . Espero que, em breve, encontre subsídios (e um formato interessante) para trazê-lo a público.

Pois é, pressinto que a Verve retomará, enfim, a sua verdadeira vocação.

Assinado : A viajante contumaz.

(A mesma que largou tudo, à iminência de tornar-se mais uma entediada 'antropóloga de gabinete' ) .




Marcadores: , , , , , ,

quarta-feira

Mais uma viagem. Desta vez a trabalho. No sábado, estarei de volta. Abraço !

- - - - -

terça-feira



Hoje, pelo correio :


O outro Brasil que vem aí


Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
de outro Brasil que vem aí
mais tropical
mais fraternal
mais brasileiro.
O mapa desse Brasil em vez das cores dos Estados
terá as cores das produções e dos trabalhos.
Os homens desse Brasil em vez das cores das três raças
terão as cores das profissões e regiões.
As mulheres do Brasil em vez das cores boreais
terão as cores variamente tropicais.
Todo brasileiro poderá dizer: é assim que eu quero o Brasil,
todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o doutor
o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e o semibranco.
Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil
lenhador
lavrador
pescador
vaqueiro
marinheiro
funileiro
carpinteiro
contanto que seja digno do governo do Brasil,
que tenha olhos para ver pelo Brasil,
ouvidos para ouvir pelo Brasil,
coragem de morrer pelo Brasil,
ânimo de viver pelo Brasil,
mãos para agir pelo Brasil,
mãos de escultor que saibam lidar com o barro forte e novo dos Brasis
mãos de engenheiro que lidem com ingresias e tratores europeus e
norte-americanos a serviço do Brasil
mãos sem anéis (que os anéis não deixam o homem criar nem trabalhar).
mãos livres
mãos criadoras
mãos fraternais de todas as cores
mãos desiguais que trabalham por um Brasil sem Azeredos,
sem Irineus
sem Maurícios de Lacerda.
Sem mãos de jogadores
nem de especuladores nem de mistificadores.
Mãos todas de trabalhadores,
pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,
de artistas
de escritores
de operários
de lavradores
de pastores
de mães criando filhos
de pais ensinando meninos
de padres benzendo afilhados
de mestres guiando aprendizes
de irmãos ajudando irmãos mais moços
de lavadeiras lavando
de pedreiros edificando
de doutores curando
de cozinheiras cozinhando
de vaqueiros tirando leite de vacas chamadas comadres dos homens.
Mãos brasileiras
brancas, morenas, pretas, pardas, roxas
tropicais
sindicais
fraternais.

Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
desse Brasil que vem aí.

( Gilberto Freyre, 1926 )




Ainda atracam por aqui :

** From Google: DCE UnB --- CBN Noite Total --- blog carioca PUC São Paulo --- Adélia Prado literatura --- Brasil Japão -- "GRANDES NOMES DA PROPAGANDA" --- "milton hatoum" -- imprensa marrom mainardi -- fernanda abreu foto --- Tintin --- Kyoto and Nara or japanese ---- Teclado sem acentos --- wallpaper marisa monte --- Suzana Dobal --- blog CBN --- weblog brasileiro --- iron maiden temas para --- "a exceção e a regra" --- Woody Allen Estadão --- Débora Bloch 2002 --- yukio mishima --- "armação ilimitada" --- blog seleção unb --- blog jornalismo --- dib lufti --- anomia --- Akira Kurosawa --- blog campo grande --- foto do et do filme sinais --- joão rodarte --- BR -Yahoo: fotografia do rio --- jornalista blog --- blog com fotos --- Google Yahoo: kyoko tsukamoto --- Alltheweb: vale do amanhecer --- Augusto Monterosso --- Google Deutschland : Shiro Kasamatsu --- fotos parque lage --- Google Nihon : ozaki eijiro --- Google UK : Periplus --- Voila : blog --- Radar UOL : kleyton e kledir --- palavras de imigrantes --- nihongo básico --- cineasta jorge furtado em entrevista --- foto de comunidade carente --- Cadê? : olhar --- Comet Web Search : biografia - Manoel de Barros --- Vivíssimo: marisa monte foto **

... As buscas, amiúde, prosseguem >>>>>

- - - - - - -

sexta-feira

Matéria publicada hoje, no jornal "O Estado de S.Paulo" - Caderno 2 / "Cultura & Patrocínio" :

" Lei do Audiovisual , úlltima chamada do ano - Os empresários só dispõem de mais um trimestre para incentivar a cultura "



[Excertos] :

"São Paulo (...) Por meio dos incentivos culturais, a pessoa jurídica pode reverter 3% do imposto para o cinema (porcentagem que é abatida na prestação de contas com o ´Leão´ do imposto), pela alíquota de 15%. "Ao invés desse dinheiro ir para o Tesouro Nacional, o Estado dá alternativa de aplicá-lo em cultura", diz Cacá Diniz, produtor de Gaijin 2, novo filme da diretora Tizuka Yamasaki, que ainda não foi lançado (...) "Falta captar recursos para a finalização e a comercialização", afirma a diretora Tizuka. Trata-se de uma finalização cara, pois envolve, entre outros recursos, o uso de efeitos de computação, a inclusão de trilha sonora e o trabalho de dubladores (...)"

- - - - - -

Gaijin 2, na Verve - www.verveweb.com.br/cinema




Marcadores: ,

quarta-feira



Cidade de Deus está entre os 15 longa-metragens selecionados para a mostra competitiva do "15 th Tokyo International Film Festival" , que acontece a partir de 26/10 na capital japonesa.
O júri será presidido pelo cineasta francês Luc Besson.





Marcadores:

Papo shinjinrui



Noodles -- By Gwen Muranaka -- Japan Times.




Marcadores: , ,

Lula lá : Libération -- Le Monde -- Le Figaro -- Asahi Shimbun -- El Mundo -- La Nacion -- National Post -- The Guardian -- Washington Times --RPP Internet -- Le Journal Permanent -- The Washington Post -- El Pais -- Diário Digital -- El Mercurio -- El Nuevo Herald -- La Hora -- Business News Americas -- NRK -- El Tiempo...




Marcadores: , ,

segunda-feira

Segundo ato






Marcadores: , ,

sábado

Escolhas

Sou carioca. Moro em São Paulo. Tirei meu título de eleitor em Belém do Pará. Voto, atualmente, em Brasília.

Sob incontáveis pontos-de-vista, mas sobretudo sob a ótica e a vivência de quem já morou em Brasília cinco vezes -- e de quem ajudou a eleger Cristovam Buarque governador, em 1994 --, rechaço, veementemente, a candidatura Roriz.





Marcadores: , , , ,

Distanciamento crítico

Sobrou aos desencantados o mister ?




Marcadores: ,

Debate na TVE

A discussão entre jornalistas e analistas políticos , levada ao ar pela TVE após o debate entre os presidenciáveis na TV Globo, foi , de fato, bem mais proveitosa. A despeito até da "estranha" unanimidade em torno do "melhor desempenho" de Lula.

. . . . .

A. Gois, como "orador" , decididamente , fica muito a dever.

- - - - -

Zapping

Liésio Pereira -- que foi meu colega na faculdade de Cinema da UnB -- entrevista Rubens Ewald Filho, agora, na TV Assembléia ( TVA - canal 12).
O crítico fala, entre outros assuntos, sobre sua estréia na "Tribuna de Santos" (em 1967) , Glauber Rocha, novelas e platéias colonizadas.


* * *


Ainda sobre crítica de cinema - Ontem , chegou à lista do "Cinemabrazil" uma mensagem ( aparentemente truncada) do cineasta Fernando Meirelles, onde se lia:

" Acho mesmo que está na hora do cinema brasileiro voltar a dialogar com o público e não com a crítica. Parece que há uma certa patrulha que quer fazer tudo, que está fora do controle, voltar para aquele trilho conhecido. É uma pena. Há espaço para cinema que fale com a sociedade e também para projetos mais difíceis feitos para ficar restritos a um segmento específico..."




Marcadores: , , , , ,

quinta-feira

Lançamentos


O "Filme B" publicou esta semana relação das produções cinematográficas que tiveram seu lançamento comercial adiado em função das eleições. A lista inclui 23 filmes. Entre eles: "Separações" (Domingos Oliveira - 10/01/2003) , "Deus é Brasileiro" ( Cacá Diegues - 24/01) , "Tempestade Cerebral" ( Hugo Carvana - 07/03 ) , "Carandiru" ( Hector Babenco - 11/04) e "O Homem que Copiava" ( Jorge Furtado - 30/05). "Gaijin 2", longa-metragem da diretora Tizuka Yamasaki -- em fase de finalização --, tem estréia prevista para março de 2003.
. . . . . Mais "Gaijin 2", aqui: Verve Comunicação: www.verveweb.com.br/cinema . . . . . Conforme lembrado há pouco na lista de discussão "Cinemabrazil", estas são as principais propostas dos candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB-PMDB), para a área cultural : Luiz Inácio Lula da Silva : " Nosso governo adotará políticas públicas de valorização da cultura nacional, em sua diversidade regional, como elemento de resgate da identidade do País. Ao mesmo tempo, abrir-se-á para as culturas do mundo. A política do nosso governo estimulará a socialização dos bens culturais e contribuirá para a livre expressão de todas as manifestações no campo da cultura. A inclusão cultural não é apenas conseqüência da inclusão social, mas contribui para o pleno acesso à cidadania e a uma existência econômica e socialmente digna. Para realizar esses objetivos será necessário encontrar novos mecanismos de financiamento da cultura e de suas políticas, que não podem continuar, como hoje, exclusivamente submetidos ao mercado. Impõem-se aumentos substantivos das dotações orçamentárias para a cultura e a criação de fundos que permitam uma distribuição mais justa de recursos para a produção cultural. Ao mesmo tempo, será necessária uma consistente reforma do Ministério da Cultura, descentralizando suas iniciativas pelo conjunto das regiões do Brasil e estabelecendo as bases para que todas as cidades brasileiras venham a ter os seus próprios equipamentos culturais. Ao lado das iniciativas no campo da Cultura, estarão também as orientadas para o desenvolvimento dos Esportes". José Serra : " O aperfeiçoamento das leis de incentivo, como a lei Rouanet, deverá corrigir sua concentração regional e reforçar sua destinação a projetos de qualidade que, por suas características inovadoras, ou por estarem voltados para públicos de menor poder aquisitivo, não possam depender inteiramente das forças do mercado. Os incentivos devem ser escalonados segundo critérios que levem em conta o montante do imposto de renda devido pelo patrocinador e o alcance social do projeto. - Consolidar o papel da recém-criada Ancine - Agência Nacional do Cinema no fomento a uma verdadeira indústria cinematográfica brasileira, capaz de ocupar uma fatia mais significativa do mercado nacional de exibição. - Ampliar as linhas de financiamento à indústria cultural, em conjunto com o BNDES e Banco do Brasil. - Incluir a indústria cultural, especialmente a música, o cinema e a televisão, no esforço de exportação brasileiro, aproveitando seu extraordinário potencial como fonte direta de renda e divisas e como vetor para a projeção cultural e comercial do país no exterior. - Qualificar mão-de-obra, especialmente de jovens, para o mercado de trabalho cultural, apoiando a formação de gestores culturais e de técnicos como iluminadores, sonoplastas, cenógrafos, encadernadores, restauradores, guias de museus e monumentos ".



Marcadores: , , ,

Eles também mentiram



Ilustração: John S. Pritchett




Marcadores: , ,

quarta-feira


Na onda





1992 - O ano da queda : Jovem participa de manifestação pró-impeachment no centro de Campo Grande (MS) . Foto: Adriana Paiva ©.

. . . . . .


Matéria publicada no jornal-laboratório "Projétil" -- o único "veículo", àquela altura, a não ter pautas ditadas por políticos locais -- apurava que boa parte dos estudantes presentes às manifestações de apoio ao impeachment de Collor, na capital sul-matogrossense, não tinha a mais rasa idéia do que fazia ali :

" Em Campo Grande, diversas escolas tiveram suas aulas interrompidas para que os alunos fossem às ruas. Em enquete feita com eles, detectou-se que o nível de consciência política desses manifestantes é mínimo. Cerca de 70 % dos jovens entrevistados não sabem sequer o nome do vice-presidente da República -- no dia da entrevista, Itamar ainda era o vice.
(...) A enquete foi feita entre os dias 30/09 e 05/10 ."


( Euclides Fernandes - "Um Protesto Vazio" / Jornal Projétil - Número 10. Novembro de 1992. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ).

. . . . . .


Mais caras-pintadas


Sérgio Sá Leitão ( jornalista e fotógrafo) e Bárbara Axt (ex-musa 'hermana' ) autografam o livro ""Fora, Collor ! - A incrível aventura da geração que derrubou um presidente", hoje, às 18 h , na Livraria Imperial (Rio de Janeiro).

LIVRARIA IMPERIAL ( Paço Imperial ) : Praça Quinze, 48/ loja C -Centro. Fones : 2533-4537/ 2524-2605.


.   .   .   .   .


Da série : " Historietas sobre o jornalismo tupiniquim "

Há não muito tempo, os 'narizes-de-cera' da jornalista baiana eram pouco mais do que tolerados. Entre um encontro e outro no bandejão, conjecturava-se que o que determinava essa disposição complacente por parte da chefia, eram os mais de quinze anos que a moça tinha de casa. Coleguinhas maliciosos ( e destemidos !) , no entanto, faziam correr o boato de que a permanência da repórter no staff do jornal teria relação mesmo com sua -- digamos -- simpatia por um maculelê. Sim ! Vocês não avaliam o quão chegado em mandingas, amuletos e afins pode ser um jornalista nascido por estas bandas.
Conivência e crendices à parte, hoje os textos (adjetivosos e chatos) da moça são saudados como o supra-sumo do jornalismo literário.





Marcadores: , , , , , , , , , , , ,