sábado


"Iluminado" : Mestre Zen-budista Kido Inoue - ECO 92 - Rio Centro


"O Emissário" - Fórum Global - Aterro do Flamengo / Rio de Janeiro - Junho de 1992 .
Fotos : Adriana Paiva

A Aventura da Reportagem


Há dez anos, eu integrava a única equipe de estudantes de jornalismo a ser credenciada para cobrir os eventos relativos à ECO 92, no Rio Centro.

Nessa época, encontrava-me de "passagem" pela UFMS. Exato : Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O que fui fazer lá? :-))) Os que tiveram tempo para vasculhar este blog durante minha "ausência" não terão dificuldade para inferir.


"Beijoqueiro" ataca indianas (Fórum Global)


Em 1991, meu pai (então coronel) comandava um quartel (o 18 º B Log) , em Campo Grande (MS).
Por intermédio dele, aliás -- recordam-se , Ecilda, Eron? -- , pudemos ficar acampados durante 15 dias em barracas cedidas pelo Exército e instaladas nas dependências do Forte de Copacabana, comandado, nessa época , por um colega de meu pai dos tempos de AMAN, o também coronel, Teixeira Neto.


* * *





* " Uma viagem ao centro do mundo "

Um grupo de alunos de Jornalismo da UFMS vai cobrir a ECO 92 e assiste de perto ao encontro que pode mudar o planeta


( Por Rubens Valente)


" Cerca de 50 manifestantes sentaram-se no chão do hall de entrada do Rio-Centro, protestando contra o presidente George Bush. Os guardas da ONU partiram para o ataque : deram empurrões, prenderam e forneceram um grande show para a imprensa. No meio do tumulto , o jornalista Lucas Mendes vira-se para o já apresentado grupo de estudantes de jornalismo e incita: "Vocês não querem a notícia? Olha ela aí..."

A avidez pela matéria-prima da futura profissão deve ter sido mesmo o principal motivo que levou 22 alunos e a professora Ecilda Stefanello, do curso de jornalismo da UFMS, a juntar 2 ou 3 máquinas de escrever, mesmo número de máquinas fotográficas, laudas em branco e muita disposição para trabalhar ( e sobretudo aprender) na cobertura da "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ", no Rio de Janeiro. Foram 15 dias e 1.500 quilômetros longe de casa, mas perto do maior encontro de líderes mundiais do pós-guerra.
Logo que se acomodaram no Forte de Copacabana, em barracas cedidas pelo exército, os acadêmicos entenderam: a Eco - 92 não era uma discussão , mas várias e ao mesmo tempo (...) Para entender a maior bagunça organizada do planeta, o grupo da UFMS fez o que pôde, contando com o apoio de rádio-amadores do Rio e de Mato Grosso do Sul (...) "

*[ Excerto de matéria publicada no "Projétil", jornal da faculdade de comunicação da UFMS , em julho de 1992]

_ _ _ _ _


O 'revival' de hoje vai em homenagem a um coleguinha que reencontrei aqui em SP. Até a época de sua estada no "O Globo" (efêmera, por sinal) , não era-lhe de conhecimento o fato de que soldados não chegam a coronéis. Dado aparentemente irrelevante. Mas, num país onde o alistamento militar é obrigatório, não seria duplamente imperativo que nosso repórter estivesse a par de questões como essa?

- - - - - -

Vortex

No olho do furacão. Ainda.
Acho que desaprendi a viver de outro modo.

Marcadores: , , , , , , , ,

segunda-feira

Caros,

Este blog entrará em recesso. Estarei atribuladíssima até, pelo menos, o início da segunda quinzena de agosto. Nesse meio-tempo, continuarei sendo encontrada aqui: .

E-mails podem ser enviados para aquele mesmo endereço. Bye ! Mattai-mashoo ! Hasta pronto !

- - - - -

Nos arquivos do "Periplus" ( e alhures ) :







** Bruce Dickinson ( Iron Maiden) , Rock in Rio 3 -- ** Marisa Monte , Credicard Hall , SP 2001 -- ** Meninos , Brasília 1993 ... Fotos: Adriana Paiva.

_ _ _ _ _ _ _ _

Gratíssima pelos comentários deixados no Afrodite , a respeito da foto do Luiz Melodia.

_ _ _ _ _ _ _ _

Por aqui tem ainda: Caetano Veloso, Titãs, Fernanda Abreu, Pato Fu, Adriana Calcanhotto, Lobão, D'angelo, Sigur Rós, etc.etc.etc... Utilizem a "pesquisa" no menu ao lado e divirtam-se !

_ _ _ _ _ _ _ _

domingo

Com link reparado

Ídolo de Ébano



(Luiz Melodia - Participação especial no show da cantora Gal Costa. Parque do Ibirapuera / SP - Maio 1998 . Foto: Adriana Paiva) .

Obs.: ( Fan-sign liberado para reprodução :-) Como, de resto, as fotos de minha autoria, publicadas neste blog :-)



Marcadores: , , , ,

Desde o dia 02/08, os links para novos posts não funcionam nestes parâmetros:

- http://periplus.blogspot.com/2002_08_02_periplus_archive.html#79732441 .

Estou sem muita vontade de descobrir as causas do revertério. Por ora, ficarei com esta solução: enviei os links referentes aos arquivos (jan / ago 2002) para outra página e subi o campo da pesquisa interna .

_ _ _ _ _ _ _ _

28/7/2002-4/8/2002

Onde teria ido parar o arquivo correspondente à semana em questão?
_ _ _ _ _ _ _ _

sexta-feira

A diretora Tizuka Yamasaki tem três importantes viagens agendadas para as próximas semanas : Gramado (RS), Tocantins e Japão (publicaremos, mais adiante, detalhes lá no site).

Com exceção da ida à Gramado -- onde se realiza, a partir do próximo dia 12, o Festival de Cinema Brasileiro e Latino -- as datas das demais viagens estão sujeitas a alterações.
Ima, wakarimasu ka ? :-)

_ _ _ _ _ _


By the way, meu querido ex-professor , Vladimir Carvalho -- fui sua aluna em "O Documentário" , disciplina do curso de CINEMA, na UnB -- fará parte do júri principal (categoria: documentários em longa-metragem) do festival, este ano.

_ _ _ _ _ _

* Esta é pra ti, guriazinha provocante :-)

* (Devido a problemas técnicos, a imagem, originalmente publicada nesta data, foi transferida para post do dia 04/08 .
Agradecemos a compreensão . Voltem sempre ! ) .



. . . . .


Caros,


Perdoem-me os modos (aparentemente) anti-sociais. A verdade sobre eles ?
Creio que a combinação de fatores responda :

a) Zil ocupações ; b) Meu ceticismo em relaçao a amizades iniciadas via-web ; c) Uma certa timidez.

Junto a alguns de meus leitores já tive ensejo de desfazer equívocos gerados pela falta de feedback a seus (sempre bem-vindos) e-mails e às igualmente simpáticas referências feitas em seus blogs. Pude falar-lhes , inclusive, acerca de minha (também aparente) "inépcia" para agradecer elogios :-)

Posso assegurar-lhes: os que ainda não me conhecem , hão de preferir-me tête-à-tête, ao vivo , em cores . Alguns, certamente, constatarão que o tom ( não raro ) mordaz de meus escritos pode ganhar combinações insuspeitadas :-)


. . . . .


E não é que isto virou mesmo um hebdomadário ?


. . . . .