domingo

Brasília l l



Indo e voltando, vivi 15 anos nessa cidade.
Há muito o que revolver ...

O primeiro sobrevôo pelo ocre saturado do Planalto Central . As chuvas perfumando tudo depois dos duros meses de estiagem. O céu azul-púrpura e o horizonte amplo. A arquitetura de arestas. As vastas galerias e avenidas . Aprender a dirigir por essas ruas . A tentação da velocidade...

Nossa "secreta", a baiana Joana. Seus quitutes pontuais. Judy, minha Lulu da Pomerânia. Preta, a vira-lata do coração.

A filharada de milico (as 'creonças') aprendendo a cavalgar no RCG. Detestar as aulas. Ver meu pai jogar pólo . Fazer natação no Círculo.
Os arraiais de São João. As visitas de meus avós durante as férias. O casamento da Cris, minha irmã . O nascimento de meu sobrinho Tiago.

Webster, meu professor de violão e Verinha , sua namorada. Martín, Go, Leda, André, Carla, amigos e conselheiros. Valéria Velasco, mãe da Usha e minha primeira editora no "Jornal da Comunidade".

As festas que organizávamos no Park Way. Fechar todos os bares da 108 / 109 sul, em cantorias desatinadas com a turma da FAC.

Deixar de comer carne, aos 15 anos. Ir ao "Jegue Elétrico" para comprar a "Transe" e os discos do pessoal do "Lira Paulistana".
Domingo de "Prashada" no Hare da 508 . Fim de tarde no Café Martinica, a metros da minha casa . O pão de queijo e o bolo "peteleco" do " Furão " (fechado há anos) , na 102 norte . As tortas da "Praliné" e da "Francesa".

Ir a todos os espetáculos no Teatro Nacional . Encontrar a Sala Villa-Lobos sempre lotada . Conseguir lugar nas primeiras filas :-)
Devorar quadrinhos na gibiteca da 508 Sul. Expor na Athos Bulcão .


Minhocão UnB e Kurt Buchwald na Praça dos 3 Poderes. Fotos por Adriana Paiva



UnB : Os amigos de faculdades. Usha, amiga do peito, desde "Fotografia e Iluminação 1" com o David Pennington. A primeira moviola . As aulas de "Direção do Filme", com o Pedro Jorge Pinto. Gravar num circo nas proximidades de Bsb , uma adaptação do "Artista da Fome" ( conto do Kafka ) , para a disciplina do Pedro Jorge.

Ir com coleguinhas à primeira expo do Salgado. Os 17 Ladrões de Alma .
Viajar para Pirenópolis no ônibus ferrado da FUB, para fazer o ensaio final em " Introdução à Fotografia " .
Jeová , criatura santa que trabalhava como laboratorista na FAC . "Seu Tonho" , servente nota 10, alegrando a galera retardatária no final de semestre.

Alice Tamie Joko ( Arice Sensei ) , minha primeira professora de japonês. Cantar no Tanoshii Tori . As aulas de "Cultura Japonesa", com o Marcos Vinícius. Aprender ikebana e sumi-e , no NEA .

As farras do Enecom . Os shows de Célia Cruz , Fito Páez, Cássia Eller , etc., no FLAAC.

As horas infindáveis devorando todas as edições da "Graphis", mais a obra do Borges e do Kafka , na BCE. Os 6 ou 7 livros emprestados semanalmente na biblioteca .

Ir praguejando até o C.O. para fazer PD1 e PD2 . Encontrar corujinhas nas árvores do caminho :-)

Os inesquecíveis interlocutores . Os múltiplos gozos intelectuais.
Ver e ouvir : Adélia Prado, Washington Novaes, O bispo Desmond Tuto, Ferreira Gullar, Robertos Freire ( os 2 :-) Receber os toques do mestre das artes gráficas, Wagner Rizzo .

Produzir e fazer o still daquele documentário sobre o Torquato Neto. A entrevista que o Caetano Veloso nos concedeu no Hotel Nacional. Aprender a fazer roteiro para cinema. Ter alguns guardados na gaveta.

Ter sido aluna , também de : Vladimir Carvalho ( O Documentário) , Carlos Chagas ( História da Imprensa ), Roque Laraia (Antropologia 3) , Suzana Dobal ( Introd. à Fotografia ), Cristina ( Inglês 1 e 2), Maria Auxiliadora ( Linguística ), Ferreirinha ( Teoria da Literatura), Esther, Maria Rita Leal , Luís Humberto , Climério Ferreira... Adoraria rever todos vocês . Ouví-los , abraçá-los. Saudade .


As fotos : 1 - Seguidora da seita "Vale do Amanhecer" (Planaltina / Cidade-satélite de Brasília). 2 - Estátua de John Lennon ( 1:1 ) / Campus Universit. Darcy Ribeiro (UnB) . 3 - Peça de teatro encenada no "Anfiteatro 9" (UnB). 4 - Caetano Veloso em entrevista para o vídeo-documentário "Torquato a 7 Versos" (Hotel Nacional ). Direção : Sérgio Cobêlo. Produção: Adriana Paiva e Adriana Ribeiro. Operador de câmera: Prof. Marcos Souza Mendes. Orientação dos professores: Marcos S. Mendes e Vladimir Carvalho . 5 - Priscila , formanda em arquitetura na época (2º sem. 90) em que cursou conosco "Introdução à Fotografia". 6 - O Fotógrafo alemão Kurt Buchwald ministrou , em maio de 95, workshop co-patrocinado pelo Instituto Goethe e pela Fundação Athos Bulcão. Aí, posando para fotógrafos do "Jornal de Brasília" e do "Correio Braziliense" , na Praça dos Três Poderes.






Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , , ,