sábado

Kakimashô !



Não , Jô - san.

O ideograma com que se designa 'mulher' (onna) , em japonês, não representa a figura feminina "apoiando o homem", como afirmado categoricamente por você.

Embora se inclua no grupo dos * kanjis pictóricos , o ideograma representa uma mulher de joelhos, simbolizando reverência e submissão.

* ( O sistema ideogramático "Kanji" , de origem chinesa -- ji = letra , kan = da dinastia 'Hang' -- , foi introduzido no Japão pelos coreanos, no século VI ).

Mais nihongo aqui : [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ]

"Everybody was being real crazy"




Um dueto com Annie Lennox . Ali, no meio do mercado. O rapaz segue pelo corredor do material de limpeza. Cantarola alto:
"No more I love youuuu's . Changes are shifting outside the words... "

Não gosto da música, mas sorrio sem censura.

A madrugada continua sendo o melhor -- e não raro, mais divertido -- período do dia para se fazer compras no Pão de Açúcar da Av. Ibirapuera. Música-ambiente alta -- detalhe de considerável importância, para quem está indo ou vindo da balada -- , corredores limpos e desimpedidos e, talvez, a principal das vantagens : dificilmente você esbarrará numa daquelas novas-ricas mal-educadas de Moema (e adjacências). Estas costumam aplacar sua gana consumista, lotando o local nos finais de tarde . Horário em que, devo confessar, tinha o hábito de acompanhar minha mãe às compras, antes de meus pais mudarem-se para o Rio .



Marcadores: , ,

quarta-feira

Nodus II

Segundo contagem do Bravenet , os tópicos abaixo foram responsáveis pelo maior número de visitas vindas do Google, na última semana ( 18 a 25 / 09 ) :

1º - ' Fotos +' : Caetano Veloso : 3 -- Titãs: 2 -- Fernanda Abreu :2 -- Pato Fu: 1 - Marisa Monte : 1 -- Congresso Nacional : 1 --indianas : 1 -- Caio Prado: 1 -- jornal: 1 -- hipnose: 1 -- Total: 14 visitas

2 º - ' Gaijin 2 ' : 3 visitas

3 º - ' Trabalho infantil ' / ' Osho ' / ' kanji ' / ' olhar ' / ' anomia ' : 2 visitas

. . . . . . . .

:: Nodus Blogus ::

O link descoberto hoje, veio lá do Loop (diário da Angélica Freitas, repórter do 'Estadão' ).
Andrei Cunha, dono do Nippomaniac-- o blog em questão --, é professor de japonês. Pena que ele esteja sem postar desde o final de agosto. Gostaria de saber mais acerca de suas experiências com o ensino de ' nihongo online' .

. . . . . . . .

Guru de quem ?!

:: Inanium Verborum ::

Técnico em informática com ares de exegeta. Conhece o tipo ? Imagino que sim .

- - - - - -

Cine - São Paulo / Oeste


Latitude Zero (2001) : Adaptação do texto homônimo de Fernando Bonassi . Direção: Toni Venturi

Apostando que 90 % da recente produção cinematográfica paulista seja encabeçada por diretores e roteiristas residentes na região oeste da capital ( Pinheiros, Higienópolis, Perdizes, etc.) , a "Carmina - Escola de Ator" criou o "Projeto Cineastas do Oeste".
O convidado da palestra de abertura -- que se realiza logo mais, às 19:30 -- , é o roteirista Fernando Bonassi (morador do bairro de Higienópolis).

Entrada franca - Endereço: Rua Capitão Prudente, 223 - Pinheiros.
Obs.: (As senhas serão distribuídas entre as primeiras 25 pessoas que chegarem ao local ). .


- - - - - - - -

* 100 histórias colhidas na rua - Por : Fernando Bonassi

Espreme a memória até doer. Ajuda com as mãos nas têmporas, como se pudesse aperfeiçoar o esforço. Cotovelos na mesa. Na foto, um menino deitado no chão de cacos de cerâmica ; o menino segura uma bola Pelé - calça rancheira / Conga / camiseta listrada ; contra o sol tem uma careta no rosto. Talvez sorria também. Sim. Agora lembra. Sorri. Sorri sim. É ele mesmo. Lembra que sorria para a câmera. Fixa um ponto qualquer na foto (o formato de um caco no piso, uma mancha na parede...) procurando pelas suas evidências daquela realidade anterior. Ele tem quase certeza de que essa é a recordação mais antiga de sua vida, mas pode ser só por causa da fotografia.

* (Pág. 57 . Editora Scritta , 1996 ) .

Alias res agere

Sim . Eu no lugar de em.

_ _ _ _ _

terça-feira

* Esboço do Sonho do Líder



Foto: Misha Gordin . Série " Crowd " / 1996 .

O sono do líder é agitado. A mulher sacode-o até acordá-lo do pesadelo. Estremunhado, ele se levanta, bebe um pouco de água, vai ao banheiro onde se vê diante do espelho. O que ele vê ? Um homem de meia-idade. Ele alisa os cabelos das têmporas, volta a deitar-se . Adormece e a agitação do mesmo sonho recomeça. "Não! Não!" , debate-se com a garganta seca.
É que o líder assusta-se enquanto dorme. O povo ameaça o líder ? Não, se foi o povo que o elegeu como líder do povo. O povo ameaça o líder ? Não, pois escolheu-o em meio de lutas quase sangrentas. O povo ameaça o líder ? Não, porque o líder cuida do povo. Cuida do povo?
Sim, o povo ameaça o líder do povo. O líder revolve-se na cama. De noite ele tem medo. Mesmo que seja um pesadelo sem história. De noite vê caras quietas, uma atrás da outra. E nenhuma expressão nas caras. é só este o pesadelo, apenas isso. Mas cada noite, mal adormece, mais caras quietas vão-se reunindo às outras como na fotografia em branco e preto de uma multidão em silêncio. Por quem é este silêncio ? Pelo líder. É uma sucessão de caras iguais como numa repetição monótona de um rosto só. Parece uma terrível fotomontagem onde a inexpressão das caras dá-lhe medo. Nesse painel monstruoso, caras sem expressão. Mas o líder se cobre de suores porque os milhares de olhos vazios não pestanejavam. Eles o haviam escolhido . E antes que eles enfim se aproximassem definitivamente, ele gritou : sim, eu menti !

* ( Clarice Lispector - 31 de maio de 1969 . A Descoberta do Mundo . Pág. 209. Editora Francisco Alves) .


* * *


35 mm (Blog sobre fotografia) :

Sugestão da Eloisa, garimpada lá no "Dizem"




Marcadores: , , , , ,

segunda-feira



Amanhã (24/09) , no Filme B

' Deus é Brasileiro ' fecha com a Globo Filmes -- Programação do ' Festival do Rio BR 2002 ' -- ' Barbershop' em primeiro nos EUA -- Roman Polanski no set de ' O Pianista' -- Os números da estréia de 'Sinais' no Brasil.

sexta-feira

Reproduzo o excerto abaixo, inspirada por colóquios com um luminar do cinema nacional . Desde os meus tempos de FAC - UnB , não encontrava um interlocutor que fosse tão loquaz quanto amplamente conhecedor do assunto .


La prima lezione



Pier Paolo Pasolini - "Autoritratto col fiore in bocca" (1947). Firenze / Gabinetto Scientifico Letterario G.P.Vieusseux

* Genariello: A Linguagem Pedagógica das Coisas

" A educação que um menino recebe dos objetos, das coisas, da realidade física -- em outras palavras, dos fenômenos materiais de sua condição social --, torna-o corporalmente aquilo que é e será por toda a vida . O que é educada é a carne, como forma do seu espírito (...)
As palavras dos pais, dos primeiros mestres e, finalmente, dos professores se sobrepõem ao que já ensinaram ao menino as coisas e os atos, cristalizando esse ensinamento. Só a educação recebida dos companheiros será muito semelhante à ministrada pelas coisas e pelos atos : isto é, será de um mesmo modo puramente pragmática, no sentido absoluto e primitivo da palavra".


* ( O jornal italiano "Il Mondo" publicou os quatro capítulos do inconcluso "tratado pedagógico" de Pasolini, entre março e junho de 1975. No ano seguinte, a editora Einaudi reuniu-os e republicou-os nas Lettere Luterane).



Marcadores: , , , , , , ,

terça-feira



Bom ver o trailer de GAIJIN 2 exibido nas dependências do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na montagem irretocável de Renato Tilhe e Diana Vasconcellos.

Enquanto não concluímos o hotsite do filme , veja o preview >>aqui.

FRASES



"Agradeço à Petrobras , agradeço à VideoFilmes, por me darem essa oportunidade para recomeçar minha carreira".

(O cineasta Nelson Pereira dos Santos, ao receber o Grande Prêmio BR , na categoria curta-metragem , por "Meu Compadre, Zé Ketti". Quinta-feira passada (12/09), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro).

. . . . .

"Humano pra burro"


Final da "sabatina" realizada na última sexta-feira, com o candidato presidencial da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (mediação do jornalista Juca Kfoury - RedeTV!) :

"No Ceará é muito comum dizer até para o filho: larga de ser burro! "

(Ciro, justificando parte dos impropérios ditos a um ouvinte, durante entrevista transmitida ao vivo por uma rádio da Bahia).

Marcadores: , ,

Filho de Makegumi ?



O ator japonês, Kissei Kumamoto esteve em São Paulo na semana passada participando das filmagens de "Gaijin 2", no aeroporto de Congonhas.

Mais >> AQUI

Foto: Adriana Paiva

. . . . .

Rainen, anatatachi wa wakarimasu. Eiga o mi ni ikimashoo !