sexta-feira





Por Adriana Paiva


Que ultrajante pedido teriam feito à tal senhora ? Sua iracúndia, amainada , rompante após rompante, ao longo de décadas , com agrados caros e viagens além das fronteiras do reino, abalara até os mais dóceis e leais membros de seu numeroso séquito.

Na estrebaria e na cozinha serviçais sussurravam suposições :

-- Consta que a solicitante ignorou todos os protocolos... --- tomou a frente a governanta .
-- Dizem tratar-se de uma jovem plebéiazinha com aspirações a letrar-se fora do reino --- repetiu a cozinheira o que ouvira pela manhã cavalariços discutirem a caminho da cozinha .
Sobraçando a impecável toalha inglesa , quase à soleira da porta, o taifeiro --- que alguns sabiam ser pai viúvo de três moças em idade de casar --- , com a cortesia distante de quem se encontra em meio a colóquios que não lhe dizem respeito, emendou , entre pesadas pausas :
-- Os jovens ... suas maneiras breves, diretas --- abanou a cabeça , retirando-se --- ... pensam que podem chegar aonde ?

Poucos insurretos foram contabilizados no episódio . Nenhuma atrocidade excepcional precisara ser cometida para devolvê-los à condição indiferenciada de subalternos . Entre os seguidores mais obsequiosos da iracunda, no entanto , um certo mal-estar ainda jazia . Mister mais amargo que calá-lo para outros era calá-lo para si .


. . . . .

Texto: Adriana Paiva ( c ) 2003



Marcadores: , , ,