Cinema - UnB : "Aprendendo enquadramento com Will Eisner "...
... E , naturalmente , com o
David Pennington ( de quem também fui aluna na disciplina '
O Som do Filme' ) .
BTW,
falando na Usha :
Foi na turma de "
Fotografia e Iluminação I " ( 2 º semestre de 89 ) , que nos conhecemos . Ela estava concluindo o curso de jornalismo e encontrava-se às vésperas de ir para a França , fazer pós-graduação em fotografia --- na
" Paris VIII " / Sorbonne .
Se tivesse que listar os motivos pelos quais prossegui fotografando , depois daquele curso na "
Escola de Artes Visuais do Parque Lage" , diria que a convivência com a Usha está entre eles.
Reiterando e resumindo o que já andei escrevendo por aqui : Aos
17 anos , ainda indefinida em termos vocacionais :-), passei em dois vestibulares --
Ciências Sociais (PUC) e Psicologia. Dado meu "admirável" desempenho nesses concursos ,
ganhei de presente de meu pai uma "
Canon" semi-profissional . E de meus avós , um laboratório fotográfico preto-e-branco. Decidi matricular-me apenas na
PUC . Não conseguia enxergar-me como psicóloga -- como também não vislumbrava-me jornalista , carreira que, ainda no segundo grau , chegara a aventar .
Julguei que realizaria-me como
antropóloga . Conduzi o curso , já na UnB ,
até o terceiro ano . Vindo a trocá-lo por
Cinema , à iminência de me formar . Imaginem o revertério em casa . Antropologia já não era uma carreira que entusiasmasse meus pais . Cinema, então .
É nesse ponto que entra a Usha . Além de termos cursado algumas disciplinas em comum, ela integrava o então cultuadíssimo
'Ladrões de Alma' --- grupo de fotógrafos do qual também fazia parte a
Susana Dobal ( de quem fui aluna em 'Introd. á Fotog'. ) . Graças à convivência com a
Usha -- e com uma galera formada por
professores,
fotógrafos e
cineastas ligados à
UnB , a fotografia acabou me arrebatando de vez.
Tínha-se na faculdade de comunicação da
Universidade de Brasília , comparativamente a outras instituições da área , um aprendizado bastante acima da média nacional . Independente de nos formarmos em
jornalismo ,
cinema ou
publicidade , eram-nos dados subsídios para sairmos dali aptos a redigir, proceder à análise crítica de situações , avaliar a adequação de imagens e textos , bem como sabendo fotografar , coordenar uma reportagem para TV ou utilizar uma ilha de edição . Acredito que esse investimento na formação abrangente do aluno de comunicação -- buscando-se equilibrar aspectos teóricos e práticos -- não ocorra mais nas universidades brasileiras . Falo com
a experiência de quem passou por , pelo menos , três renomadas
instituições de ensino superior .
E o espaço destinado à
fotografia jornalística dentro da
academia ? Excetuadas as louváveis experiências levadas à cabo pela
ECA (USP) , pela
Unicamp e pela própria
UnB, o
status conferido à "disciplina" , dentro das universidades, prossegue desanimador . Enquanto isso, lá fora, fotojornalistas
formam-se nas mesmas universidades de onde saem seus
futuros colegas de redação, os repórteres de texto . E tão importante quanto
: ingressam no mercado com status ( e potencial de ganho ) similar .
Ouso dizer que 90% daqueles preparados e talentosos fotógrafos, com quem estudei e convivi, não ingressaram no mercado fotojornalístico local . Tenho conhecimento de que alguns migraram para o
telejornalismo, outros tantos abdicaram, definitivamente, da fotografia e foram trabalhar como
repórteres de texto, e houve, até, quem virasse cineasta ('
à vera ') .
A situação para fotógrafos (jornalistas),
em Brasília -- refiro-me aos '
pensantes' e '
bem-formados' -- , é tão alentadora como a de certas localidades do interior do país. Nessas cidadezinhas (
passei por algumas ), o "
repórter-faz-tudo" de um dos três "periódicos" locais engorda o orçamento registrando batizados e "
quermesses" nas horas vagas .
Quem conheceu os "
párias" e "
marajás" da fotografia brasiliense sabe que o
passado acadêmico deles é
tão ilustrado quanto o daquele senhor que, por ora, ainda ocupa o cargo de
governador do DF .
Adriana PaivaMarcadores: Adriana Paiva, cinema, faculdade, fotografia, fotógrafos, fotos, jornalismo, jornalista Adriana Paiva, Ladrões de Alma, professores, Susana Dobal, UnB, Universidade de Brasília, Usha Velasco