quinta-feira

Outras vezes Clarice


Lady , 1906 - Henri Matisse


" Sim e Não "


Eu sou sim . Eu sou não . Aguardo com paciência a harmonia dos contrários . Serei um eu , o que significa também vós .


[ 14 de Março de 1970 ]


. . . . . . .



" Em Busca do Outro "


Não é à toa que entendo os que buscam caminho . Como busquei arduamente o meu ! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza o meu melhor modo de ser , o meu atalho , já que não ouso mais falar em caminho . Eu que tinha querido . O Caminho , com letra maiúscula , hoje me agarro ferozmente à procura de um modo de andar , de um passo certo . Mas o atalho com sombras refrescantes e reflexo de luz entre as árvores , o atalho onde eu seja finalmente eu , isso não encontrei. Mas sei de uma coisa : meu caminho não sou eu , é outro , é os outros . Quando eu puder sentir plenamente o outro, estarei salva e pensarei : eis o meu porto de chegada .


[ 20 de julho de 1968 ]

. . . . .

Clarice Lispector in : " A Descoberta do Mundo - Crônicas " - Páginas 297 e 119 . Editora Francisco Alves . 4 ª edição - 1994 .
No alto , óleo de Henri Matisse : ' Lady ' - 1906 .





Marcadores: , , , ,