quarta-feira

"Enthousiasmós"


E por falar em Belém :

Detalhe do programa de História da Filosofia 1 - UFPA .  Aluna Adriana Paiva -  Turma 2-1986


Ângela Maroja ( Doutora em filosofia pela Paris IV , Sorbonne ) , se você navega por estas plagas , entre em contato >>@
Fui sua aluna em " História da Filosofia I " ( UFPA - segundo semestre de 1986 ) .
Você , provavelmente, deve se lembrar da adolescente tímida que , de uma aula para outra , tornou-se a aluna polemista e mais aplicada da classe . Não à toa , creio , fui eleita para ler , diante da turma , considerável parte dos textos indicados na bibliografia da disciplina :-)

P.S. : (Gostaria que soubesse : incluo-a no rol de ' meus grandes mestres ') .

. . . . . .


Acima , detalhe do programa da cadeira "História da Filosofia 1" - Centro de Filosofia e Metodologia / UFPA - 2 º sem. 1986 .
O curso , dividido em cinco unidades , abordava , entre outros tópicos : "Os Pré-Socráticos" , "Escola de Alexandria e Plotino" , " A Síntese Escolástica" ( São Tomás de Aquino ) , "Filosofia do Renascimento" , " Empirismo inglês " , " Criticismo " ( Kant ) , " Positivismo " , "Fenomenologia" ( Husserl ) , fechando com os temas "Filosofia Contemporânea" e "Filosofia no Brasil" .



Marcadores: , , ,

quinta-feira

Hj, lançaria a série "SOLILÓQUIOS ENSOLARADOS"...
:-( Mas, tá chovendo...
BTW, o AJATO já se pôs a baloiçarrr...

Pensarei em outros títulos . Talvez:

Monólogos desavergonhados ?... (Hummm, legal...assumido)
Eu, eu mesma e Adriana...
Devaneios de uma navegante libertária...
Monólogos Platônicos...
Pontifico, logo existo...
Mi ecran es mi espejo...

(c) Adriana Paiva 2002 - Todos os direitos reservados

Puxa...agora bateu saudade de minhas primeiras oficinas de texto na FAC/UnB...88,90...

Numa delas, fui aluna do Climério Ferreira (de um grupo que fez sucesso nos anos 70: Clodo, Climério e Clésio).
Climério foi parceiro do Fagner em algumas canções ; entre elas, "Revelação".

Corajosa saída colocar um compositor/artista para lecionar dentro de uma faculdade de comunicação.

Nossos "brainstorms" em "Oficina de Texto 1" redundaram num livrinho bastante pretensioso :-) cuja edição eu coordenei.

A disciplina do Climério funcionava como interessante contraponto a tts matérias teóricas e técnicas que tínhamos que encarar.

Nelson Pereira dos Santos também andou lecionando na FAC.

BTW, vanglorio-me (sem o mínimo esboço de pudor) de ter sido aluna de caras como Carlos Chagas, Sérgio Dayrell Porto, Vladimir Carvalho, Luís Humberto...


. . . .



Certa vez, picharam uma estátua do John Lennon que ficava entre a reitoria, o fumódromo e a biblioteca :

"O que é bom para a UnB, é bom para o resto do País" ...

Em função da profissão do meu pai e de nossos constantes deslocamentos, estudei em outras universidades, Brasil afora. Fico tentada a subscrever.




Marcadores: , , , , , ,

terça-feira

Estava procurando no Google por um professor meu, da Fac/UnB e ... ooops ... encontro uma relação de links que sugeri, meses atrás, em uma lista de discussão sobre jornalismo online . Sério ! À exceção do primeiro site ( disfarce inócuo :-) , o tal sr. listou todos, ipsis-litteris, na mesma ordem....

Fique claro que não queremos reencenar aqui o quiproquó envolvendo dois fotógrafos relativamente conhecidos , lá pelos idos de 98. Havia o atenuante de a Internet brasileira encontrar-se em um estágio pouco além de incipiente. Os limites entre "o meu" , "o seu " , " o nosso" , eram , então, consideravelmente, mais tênues...

Pois, nesse estado de anomia quase completa, um pequeno desbravador , adorado por lambe-lambes nouveau-riches e "fine art photographers" de todo o continente, descobre que o vastíssimo "catálogo" de links disponibilizado em seu site fora reproduzido, ítem por ítem , no site de outrem.

Bom, para mim, que pouco antes fizera meu début em listas de discussão , a celeuma tinha tons pra lá de surreais..

Reunir e inserir, aleatoriamente, um punhado de links sobre determinado assunto em um site foi o que , em verdade, fizeram as pessoas dos casos citados.

Voltando ao o sr. que reproduziu minha lista de bookmarks em seu site ... Afoito, talvez, em mostrar-se prestimoso , ele , supostamente, não teve tempo de entrar nos sites que eu sugerira naquela ocasião, e refere-os , em sua página, como "LINKS ÚTEIS PARA JORNALISTAS E PESQUISADORES" ...

" Úteis ", certamente ... Entretanto, a especificidade do tópico parece ter-lhe escapado.

Assim iniciava meu incauto e-mail, aos 9 de maio de 2001 :-)

"Há na Web um sem número de páginas c/ perfil assemelhado.
Trata-se -- em vários casos -- de websites de entidades voltadas exclusivamente
ao que convencionou-se chamar "media watching".



[ x ]
Minhas dicas (aceitas sem restrições :-) e a msg que postei no mencionado grupo de discussão [ x ]

[ Adriana Paiva ]

Marcadores: , , , ,