terça-feira

Estava procurando no Google por um professor meu, da Fac/UnB e ... ooops ... encontro uma relação de links que sugeri, meses atrás, em uma lista de discussão sobre jornalismo online . Sério ! À exceção do primeiro site ( disfarce inócuo :-) , o tal sr. listou todos, ipsis-litteris, na mesma ordem....

Fique claro que não queremos reencenar aqui o quiproquó envolvendo dois fotógrafos relativamente conhecidos , lá pelos idos de 98. Havia o atenuante de a Internet brasileira encontrar-se em um estágio pouco além de incipiente. Os limites entre "o meu" , "o seu " , " o nosso" , eram , então, consideravelmente, mais tênues...

Pois, nesse estado de anomia quase completa, um pequeno desbravador , adorado por lambe-lambes nouveau-riches e "fine art photographers" de todo o continente, descobre que o vastíssimo "catálogo" de links disponibilizado em seu site fora reproduzido, ítem por ítem , no site de outrem.

Bom, para mim, que pouco antes fizera meu début em listas de discussão , a celeuma tinha tons pra lá de surreais..

Reunir e inserir, aleatoriamente, um punhado de links sobre determinado assunto em um site foi o que , em verdade, fizeram as pessoas dos casos citados.

Voltando ao o sr. que reproduziu minha lista de bookmarks em seu site ... Afoito, talvez, em mostrar-se prestimoso , ele , supostamente, não teve tempo de entrar nos sites que eu sugerira naquela ocasião, e refere-os , em sua página, como "LINKS ÚTEIS PARA JORNALISTAS E PESQUISADORES" ...

" Úteis ", certamente ... Entretanto, a especificidade do tópico parece ter-lhe escapado.

Assim iniciava meu incauto e-mail, aos 9 de maio de 2001 :-)

"Há na Web um sem número de páginas c/ perfil assemelhado.
Trata-se -- em vários casos -- de websites de entidades voltadas exclusivamente
ao que convencionou-se chamar "media watching".



[ x ]
Minhas dicas (aceitas sem restrições :-) e a msg que postei no mencionado grupo de discussão [ x ]

[ Adriana Paiva ]

Marcadores: , , , ,