sexta-feira


Conexão Rio-Berlim



Fragmentos da vida nas megalópoles por Fernanda Chemale



Uma ponte virtual entre o Rio de Janeiro e Berlim . Essas cidades estarão ligadas , hoje, sexta-feira, a partir das 18h30, por meio da projeção simultânea de fotografias de grandes metrópoles ao redor do globo . No Rio, a exibição, com trilha sonora do músico experimental Augusto Malbouisson, acontece no Oi Futuro. Em Berlim, na galeria New Life Shop .

O evento multimídia, presente na programação da FotoRio 2007, faz parte do projeto Urban Space Photo, concebido conjuntamente pela fotógrafa carioca Ilana Bessler e por Martin Rosengaard e Sixten Kai Nielsen, coordenadores do grupo alemão "Wooloo" .

A fotógrafa gaúcha Fernanda Chemale, autora do livro "Tempo de Rock e Luz", participa da Urban Space Off, projeção que antecede a oficial Urban Space Photo e apresenta em "Ensaios Fotográficos" dez imagens do projeto "Elefante Cidade Serpente ", que estarão em seu segundo livro -- ainda sem data de lançamento .

Veja fotos de Fernanda Chemale clicando [
aqui].


URBAN SPACE PHOTO

Projeção Urban Space Off : 18h30
Projeção Urban Space Oficial : 20:00

No Rio de Janeiro:
Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro 63/ 8º andar - Flamengo
Entrada franca
Tel.: 3131 3060

Em Berlim :
Galeria New Life Shop
Choriner Strasse, 85







Marcadores: , , , , , , , , , , ,

terça-feira

Revezamento

A pintura e seus novos grãos (2007) - Tela por Luiz Aquila



-- Site novo do artista plástico Luiz Aquila (por Andrea Cals) --

--
MPM Propaganda : no Flickr e no YouTube --

-- Mapa do grafffiti brasileiro -- >




Marcadores: , , , , , , ,

Belos !

Thiago Pereira , Nicolas Santos, Lucas Salata , Rodrigo Castro, Jade Barbosa, Laís Souza , Diego Hypólito




Marcadores: , ,

sexta-feira

Execrados cá, enaltecidos lá


Kelburn, um castelo escocês construído no século 13. Este foi o suporte da mais recente mega-intervenção dos grafiteiros "Os Gêmeos" (Otávio e Gustavo Pandolfo), Nina e Nunca . A idéia, que deu origem ao "The Graffiti Project on the Castle Kelburn", partiu dos filhos do Conde de Glascow (Patrick Boyle), proprietário do castelo. Entusiastas do trabalho dos grafiteiros, os imãos David e Alice Boyle acreditam que o projeto, ao imprimir marcas de uma manifestação tipicamente urbana em edificação com status de patrimônio histórico, despertará debates importantes sobre, entre outros temas, "arte X vandalismo".

Veja vídeo produzido durante a intervenção, que teve início em maio passado Leia também: matéria de minha autoria sobre "Os Gêmeos" .


Nas grandes avenidas : Da esq. para a dir., intervenções por "Os Gêmeos", Nunca e Nina


O quarteto também deixou suas marcas em uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a 23 de maio (acima) . Fiz este registro há alguns meses, quando passava de moto pelo local.

Em tempos de 'Lei Cidade Limpa'

Matéria de João Wainer, publicada na Revista da Folha em 24/06, informava que murais grafitados pelos artistas Nina e "Os Gêmeos" vêm sendo sistematicamente cobertos de tinta cinza por funcionários da prefeitura . Andrea Matarazzo, secretário da coordenação das Subprefeituras de São Paulo, no entanto, nega haver "perseguição" ao graffiti e diz que a cobertura dos murais grafitados faz parte da "rotina de limpeza da cidade" . Links relacionados: Flickr - Intervenções no espaço urbano Projeto "Identidade de Rua"




Marcadores: , , , , , , , , , ,

Dia Mundial do Rock !

Freddie Mercury Rock in Rio 85 - Verve Press  / BR Press - Foto dos aquivos da jornalista Adriana Paiva

Freddie Mercury : Rock in Rio

História:

A imagem acima foi registrada em uma época em que, adolescente, me preparava para ser antropóloga (acabara de ingressar na universidade), mas já mantinha um namorico com o jornalismo .
A experiência de, tão jovem, subir ao palco em que apresentaram-se Queen, Nina Hagen, B-52’s, entre outros, um dia conto... em livro .

(BR Press) - ... A jornalista Adriana Paiva compartilha o melhor da atitude 'rocker' selecionado de seu arquivo: Cássia Eller, Karen O. (Yeah Yeah Yeahs), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Glenn Tipton (Judas Priest), Lobão, Titãs, Fernanda Takai (Pato Fu), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Sigur Rós e Ripper Owens.





Marcadores: , , , , , , , ,

quinta-feira

Pelo correio

Direto da FLIP


O escritor argentino Rodrigo Fresán participa de debate hoje, às 19h, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731) .
A convite do Instituto Cervantes e de sua editora, a Conrad, Fresán, que participou de uma das mesas da FLIP , domingo passado, conversa com o público sobre seu livro "Jardins de Kensington", romance já traduzido em 14 países. A mediação ficará a cargo de Ronaldo Bressane .

Leia trecho do livro: [=]


Sustentabilidade - Workshops para a imprensa


O Itaú, por meio da Rede Ethos de Jornalistas, convida a imprensa para a série de worshops "Sustentabilidade em Pauta". O primeiro workshop (sobre 'Microfinanças Sustentáveis') acontece hoje, às 15h, com as participações de Antonio Matias, vice-presidente do Itaú e da Fundação Itaú Social, e de Manuel Thedim, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) .



Marcadores: , , , , , , , , ,

domingo

São Paulo
Diário :: Junho/Julho

Flickr - Fotos de São Paulo Adriana Paiva - Clique para ver as fotos ampliadas


1. Campo Belo - Personagens, 2. Oliver, The Cat, 3. Avenida das Nações Unidas, 4. Avenida Jornalista Roberto Marinho, 5. Campo Belo - Avanço imobiliário, 6. Linha do tempo, 7. Hare Krishna I, 8. Museu da Língua Portuguesa, 9. Muro na Vila Madalena, 10. Dentro do táxi - Cruzamento, 11. Vila Madalena - Intervenções, 12. Dentro do táxi, 13. "Qualquer Coisa", 14. Feira da Praça Benedito Calixto, 15. Cercada de espigões I, 16. Praça Benedito Calixto, 17. Estação Brigadeiro II, 18. Estação Brigadeiro I, 19. Outra vez : A lua na Paulista, 20. Avenida Paulista com R. Teixeira da Silva, 21. Avenida Ibirapuera, 22. SP pós-Cidade Limpa, 23. Avenida Ibirapuera, 24. Avenida Rouxinol, 25. Mercadão - Bar & Empório II, 26. Morte ao outdoor (?), 27. Estação de Reciclagem, 28. Ainda na rota, 29. A "nova" Praça da Sé, 30. Na rota, 31. Praça da Sé, 32. Praça da Sé III, 33. Nova Sé, 34. Siklo - Av. Ibirapuera, 35. O dia seguinte, 36. Mercadão - Moema




Marcadores: , , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira


Clarice Lispector - A Hora da Estrela

Clarice Lispector no Museu da Língua Portuguesa para BR Press - Matéria em colaboração - Adriana Paiva - Clique para ver a foto ampliada

Exposição no Museu da Língua Portuguesa marca primeiro aniversário da instituição e trinta anos de morte da escritora

Até 2 de setembro
Terça a domingo de 10h às 17h

(Matéria sobre programação de férias do museu, distribuída pela BR Press e publicada no Yahoo! Notícias).





Marcadores: , , , , , , , , ,


Blog sobre a FLIP 2007



A Festa Literária Internacional de Parati tem início hoje .

Sérgio Fonseca e Ane Aguirre já estão lá e publicam
neste blog recortes sobre o evento .




Marcadores: , , , ,

terça-feira

Celebração Hare Krishna

Hare Krishna - São Paulo 2007 - Foto de Adriana Paiva

Segunda-feira, 2 : Cerimônia de iniciação no Espaço Vrinda (Rua Jorge Tibiriçá, 175 / Vila Mariana)

Marcadores: , , , , , ,


De uma vespertina caminhada
Para inventário de texturas e cores saturadas

Alameda Santos - São Paulo - 26 de Junho 2007 - Foto de Adriana Paiva

São Paulo, 28 de Junho de 2007



Marcadores: , , , , , , , ,