sexta-feira

Execrados cá, enaltecidos lá


Kelburn, um castelo escocês construído no século 13. Este foi o suporte da mais recente mega-intervenção dos grafiteiros "Os Gêmeos" (Otávio e Gustavo Pandolfo), Nina e Nunca . A idéia, que deu origem ao "The Graffiti Project on the Castle Kelburn", partiu dos filhos do Conde de Glascow (Patrick Boyle), proprietário do castelo. Entusiastas do trabalho dos grafiteiros, os imãos David e Alice Boyle acreditam que o projeto, ao imprimir marcas de uma manifestação tipicamente urbana em edificação com status de patrimônio histórico, despertará debates importantes sobre, entre outros temas, "arte X vandalismo".

Veja vídeo produzido durante a intervenção, que teve início em maio passado Leia também: matéria de minha autoria sobre "Os Gêmeos" .


Nas grandes avenidas : Da esq. para a dir., intervenções por "Os Gêmeos", Nunca e Nina


O quarteto também deixou suas marcas em uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a 23 de maio (acima) . Fiz este registro há alguns meses, quando passava de moto pelo local.

Em tempos de 'Lei Cidade Limpa'

Matéria de João Wainer, publicada na Revista da Folha em 24/06, informava que murais grafitados pelos artistas Nina e "Os Gêmeos" vêm sendo sistematicamente cobertos de tinta cinza por funcionários da prefeitura . Andrea Matarazzo, secretário da coordenação das Subprefeituras de São Paulo, no entanto, nega haver "perseguição" ao graffiti e diz que a cobertura dos murais grafitados faz parte da "rotina de limpeza da cidade" . Links relacionados: Flickr - Intervenções no espaço urbano Projeto "Identidade de Rua"




Marcadores: , , , , , , , , , ,