segunda-feira


Instituto EcoSocial inicia turma de 'Germinar' em São Paulo

Programa vai capacitar líderes comunitários da região de Parelheiros


[ Adriana Paiva ]


O Instituto EcoSocial dá início hoje , em São Paulo , ao primeiro programa "Germinar - Desenvolvimento de Líderes Facilitadores" a se realizar na cidade . O curso acontece na sede da "Artemisia - Centro de Desenvolvimento Humano" .
Criado em 2003, o programa tem por objetivo capacitar líderes comunitários e de associações diversas, técnicos e dirigentes de ONGs para atuar em grupos e instituições , habilitando-os a conduzir e apoiar processos de desenvolvimento pessoal , organizacional e social .

Em sua primeira edição paulista , o "Germinar" atende líderes de quatorze instituições e associações comunitárias com atuação na região de Parelheiros .
Composto de cinco módulos de imersão com uma carga horária de 150 horas /aula , o curso , que está sendo conduzido pelos consultores Sandra Quinteiro e Sílvio Urbano , se estenderá até agosto de 2006 . Nesse período , os participantes terão acesso a conceitos e ferramentas que os habilitarão a enfrentar melhor a complexidade da realidade em que atuam , contribuindo para a sustentabilidade de seus grupos e organizações.

FRUTOS - Desde sua criação , o "Germinar" já treinou e capacitou cerca de 300 líderes de comunidades rurais e urbanas nos estados da Bahia , Pernambuco , Sergipe , Ceará , Rio Grande do Sul e Paraná .

Com o intuito de promover a integração e o fortalecimento dessa rede de facilitadores , o Instituto EcoSocial realizará , em fevereiro de 2006 , um grande encontro em Caruaru (PE) , reunindo participantes de todas as edições do "Germinar" .

. . . . . . .


Mais info
Germinar - Formação de Líderes Facilitadores - Realização : EcoSocial - Texto por Adriana Paiva / Verve Comunicação

Marcadores: , , ,

Madeleine Peyroux, semana passada , no Via Funchal


Show da cantora em São Paulo - Foto por Adriana Paiva


. . . . . .

Registro com Sony Cyber-shot

* * * * * *

Outros palcos {o}

Marcadores: , , ,

quinta-feira

Identidade de Rua II

Identidade de Rua - Os Gêmeos - osgemeos - Estação Aeroporto da Trensurb - Assessoria de imprensa : Verve Comunicação

No alto (14/11) , participante do projeto grafita laterais do trem estacionado na Estação Aeroporto da Trensurb . Acima (15/11) : "Os Gêmeos" posam junto de carros finalizados ; no início da semana , os grafiteiros viajaram para a Alemanha , onde farão novas exposições .


Logo mais, à meia-noite, começa a circular na Região Metropolitana de Porto Alegre o trem grafitado pelos participantes do projeto "Identidade de Rua" , promovido pelo Instituto Trocando Idéia Tecnologia Social . Os painéis foram pintados pelos artistas 'Os Gêmeos', Nina, Ise, Trampo e outros dois grafiteiros gaúchos . Em seis dias de atividade ( o evento teve início no dia 11 ) , foram utilizadas mais de mil latas de tinta spray nos quatro vagões da linha 1 da Trensurb .
A entrega do trem à população será comemorada com uma série de shows .

No interior dos carros estarão expostas as telas grafitadas que serão leiloadas no dia 8 de dezembro, na sede do Santander Cultural .
Mais informações ( e fotos do projeto ) :

www.verveweb.com.br/trocandoideia


Marcadores: , , , ,

Flickr : SP Ilustrada


Exposição O Mundo de Alice Brill - Alunos da escola Waldorf 1957 - Foto com Sony Cyber-Shot em 12 de novembro


Um dos registros incluídos na página recém-criada : Exposição de Alice Brill na galeria do IMS


Meses atrás , recebi vários convites para assinar uma conta no Flickr . Mas, por que me cadastraria em outro serviço de compartilhamento de fotos depois de ter-me enfadado de Fotolog e Multiply ?
Dia desses , navegando a esmo por alguns álbuns , resolvi conhecer melhor o site . Bem , aderi .
Ontem , criei por lá um espaço para registrar minhas andanças por São Paulo .
Eis o endereço : http://www.flickr.com/photos/sp_ilustrada/

Um dos recursos que me chamaram a atenção é a leitura de informações ( EXIF data ) que o site faz das imagens publicadas -- tais como : modelo de câmera usado , abertura/velocidade , data da tomada , software utilizado a 'posteriori' , etc.etc. .

. . . . . .


A propósito , a foto acima foi feita quando me punha a caminho de uma sessão de cinema no Unibanco Artplex . À margem direita da imagem : "Alunos da Escola Waldorf" - São Paulo (1957) .


Retrospectiva em imagens


O Instituto Moreira Salles presta homenagem aos 85 anos da fotógrafa alemã radicada no Brasil com a exposição "O Mundo de Alice Brill" . Parte das fotos do acervo adquirido pelo IMS ficará em exposição na galeria da entidade situada no shopping Frei Caneca ( na entrada do cinema ) até 14/02 . A coleção completa pode ser vista na sede do instituto (rua Piaui, 844) até o dia 12/02 .

Marcadores: , , ,

sexta-feira

Identidade de Rua


Graffiti de Os Gêmeos - Participantes do projeto de autoria do Trocando Idéia com apoio da Trensurb - Assessoria de imprensa : Verve Comunicação


Começam hoje em Porto Alegre ações do projeto que reunirá artistas nacionais do 'graffiti' .

Mais informações no site da Verve .



>>> Acima , " Déjà vu" , mural grafitado pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo ( 'Os Gêmeos' ) , em exposição na galeria Deitch Projects, em Nova York <<< . . . . . . .



Marcadores: , , , , ,

quarta-feira




Circuito das vacas


Arte ou o mais descartável entretenimento ? Para além da celeuma que vem-se fazendo ouvir desde seu desembarque em São Paulo , o fato é que as vaquinhas da "CowParade" alteraram as feições da metrópole e o comportamento dos paulistanos . Pude testemunhar isso no último feriado . Cumprindo parte do circuito na garupa de uma moto fiz os registros que se seguem .

Cowmen Miranda por Patrícia Golombek - Foto com Sony Cyber-shot


Cowmen Miranda - Em frente ao prédio do Itaú Cultural , na Avenida Paulista . Artista : Patrícia Golombek ( veja imagem ampliada aqui )


Cowriza - Patrocinada por Resprin


Cowriza - Entre o prédio da FIESP e a estação Trianon-Masp do Metrô . Artista : Thais Machado


Super Cow e Moouis Lane - Avenida Paulista 900 - Em frente ao prédio da Gazeta - Patrocinador : Pfizer


Super Cow e Moouis Lane - Por Patricia Larocca


Vaca Amarela do Bika por Rui Amaral - Patrocício : Senac - Foto com Sony Cyber-shot


A Vaca Amarela do Bika - Uma das três mimosas pintadas pelo artista Rui Amaral


Quem quiser ver as multi-coloridas vacas espalhadas por Sampa tem até o dia 6 de novembro para fazê-lo . Depois disso , as peças serão leiloadas e a renda revertida para programas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente . Veja onde encontrá-las : http://saopaulopt.cowparade.com/cow/gallery


. . . . . . . . .




Marcadores: , , , , ,