segunda-feira


De minhas vindas ao Rio e dos temas delicados



Barra da Tijuca.

Domingo de inverno na Barra da Tijuca : Atividades para todos os gostos

Avenida Sernambetiba. Foto por Adriana Paiva

No mesmo pedaço de praia: Kitesurf, frescobol, ciclismo e caminhada
Mais Rio aqui


Tempo necessário


Nos últimos dois anos, minhas vindas ao Rio tornaram-se mais freqüentes . Desta vez, contudo, os motivos não são os mesmos que me trouxeram nas outras ocasiões -- lazer, rever família , compromissos profissionais, etc..

Acho complicado usar do espaço de blogs e assemelhados para falar de assuntos pessoais dessa natureza.

Mas julguei importante trazer à luz - também para conter conjecturas em andamento - as verdadeiras razões de minha estada mais longa no Rio de Janeiro.
Antes de vir para cá passar a presente temporada na casa de meus pais, estive internada em São Paulo .
Os motivos (resumidíssimos) da minha internação por pouco mais de 15 dias: complicações decorrentes de uma anemia aguda. Meu hemograma, àquela altura, apresentava taxas inacreditáveis . No exame colhido no início da internação, a hemoglobina estava em 4.1 g/dL -- quando o saudável mínimo gira em torno de 12.0 g/dL . O chamado valor referencial para mulheres fica entre 12.0 g/dL e 16.0 g/dL .

A história sobre a anemia e seus desdobramentos todos é longa e chata. Resumo-a também: tenho vários miomas uterinos que, se não tratados com medicamento adeqüado, ocasionam sangramento contínuo.
Até que eu esteja pronta para a cirurgia de remoção desses miomas, a cada 28 dias (período que coincide com o ciclo menstrual) , preciso voltar ao ginecologista para mais uma dose de injeção . Esse tratamento, diferente de outros tantos tentados, conteve a hemorragia .

Sinto-me mais à vontade para falar do assunto, agora, que estou praticamente curada da anemia .
No último exame de sangue (feito no dia 6 de agosto ), a hemoglobina havia subido a animadores 12.9 g/dL . A notícia, claro, me deixou eufórica.
Meu ginecologista no Rio -- sou atendida por outros 2 em São Paulo --, inclusive , autorizou-me a parar com os enjoativos comprimidos mastigáveis de Noripurum (ferripolimaltose + ácido fólico).

É fato que estando perto de minha mãe, cuido-me melhor . Ela me dispensa tratamento tal como se eu nunca tivesse saído de casa. Posso dizer que também graças a esses cuidados , estou quase totalmente restabelecida .

Adoro São Paulo. Não há cidade onde me realize tanto . Mas lá, vinha levando uma vida corrida e bastante desregrada. Em São Paulo, quando não me valia de "deliverys" , saía quase todo os dias para refeições fora. Minha fissura por novidades (gastronômicas, inclusive) não vinha sendo muito saudável . Estava carecendo, é certo, de alimentação mais equilibrada. Às vezes, mergulhava tão fundo em meus afazeres profissionais, que esquecia de me alimentar.

Este período no Rio tem sido decisivo para meu restabelecimento . E a continuar nesse ritmo alentador, a cirurgia de remoção dos miomas - que farei em São Paulo - deve acontecer antes do que se planejava (final de outubro).

Penso que em meados de setembro já estarei pronta para retornar à alucinante Paulicéia.

Urca, Rio de Janeiro

Acima, bairro da Urca com Cristo Redentor ao fundo. Registro feito em janeiro de 2008, depois de consulta em uma das clínicas onde faço tratamento quando estou no Rio.


Marcadores: , , , , , , , , , ,

sábado


Esperta era a sua avó





Eco-fashion: Marcas conhecidas também apostam nas bolsas de pano como opções para um Natal sustentável


A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo promove hoje o mutirão Ambiental "Evite Sacolas Plásticas !" .
A campanha acontece no entorno dos shoppings
Light (centro), Iguatemi, Morumbi, Center Norte e Raposo (Rodov. Raposo Tavares) . Há ações previstas em outras cidades paulistas (veja a lista no site do mutirão) .
A proposta da mobilização é conscientizar a população para que encontre substitutos às embalagens de plástico para, entre outros fins, o acondicionamento de mercadorias . O material, à base de polímero, causa um sem número de danos à natureza (como poluição de rios e saturação de aterros sanitários) e leva cerca de 300 anos para se decompor .

Estima-se que em todo o mundo são consumidos 500 bilhões de sacos plásticos por ano, o equivalente a 1,5 bilhão por dia . Apenas em São Paulo, são utilizadas, mensalmente, 66 milhões de sacolas plásticas .
Atualmente, entidades brasileiras voltadas à preservação do meio-ambiente discutem a possibilidade de os supermercados virem a substituir as sacolas plásticas por embalagens reutilizáveis feitas à base de papelão ou materiais similares . Em outros países, a medida já vem sendo adotada com sucesso .
Por enquanto, por que não ir às compras portando criativas e fofas sacolas de lona com as das fotos acima ? É claro que por aqui já aderimos à campanha.


::: Na imagem : Bolsa -- "A minha avó já usava sacola de pano (Por um planeta mais limpo) " -- comercializada pela ONG "Projeto Arrastão" durante a exposição "Eu Não Sou de Plástico" (em setembro passado, no Porão das Artes, no Parque Ibirapuera) ; na parte inferior, as sacolas em silk-screen vermelho e marrom são da Livraria da Travessa .

Aldeias

Outras opções bacanas são as bolsas confeccionadas pelas artesãs da Aldeia das Mulheres, núcleo da ONG Aldeia do Futuro, entidade de Americanópolis (SP), voltada à educação e profissionalização de jovens e mulheres . Encomendas pelo telefone (11) 5562 6860 .

Presentes para quem precisa

Sabe aquelas mesas das quais você ainda não se desfez por falta de tempo ou por pura procrastinação?

Objetos que para você já não têm muita serventia (ventiladores, cadeiras, equipamento de áudio e informática, etc..) e estão ali no canto apenas juntando pó podem ser de grande utilidade para o pessoal da Aldeia do Futuro . Veja
aqui listagem do material de que a entidade necessita .


E se o orçamento este ano não está tão apertado, pense em incluir esses jovens e mulheres em sua listinha de compras de Natal .


* * *
Arrastão pela cidadania

Amanhã (domingo, 8/12), acontece a
6ª Corrida Pela Cidadania , promovida pela ONG Projeto Arrastão. A competição terá provas para adultos e crianças de diversas faixas etárias .
A concentração acontece, a partir das 7h30, na Sociedade Hípica Paulista (Rua Quintana, 206, no Brooklin) .

Durante o aquecimento, serão sorteados bicicletas, passagens aéreas, celulares e um pacote para a 20ª Maratona de Buenos Aires. Mais informações no
site .


* * *


Feiras biodinâmicas em São Paulo




Na capital paulista, são três as feiras livres voltadas à comercialização de produtos biodinâmicos


Na quinta-feira, estive na feira de produtores biodinâmicos, no Alto da Boa Vista (zona sul de São Paulo) .
Os produtos (hortaliças, pães, geléias, sucos, café, etc..) são trazidos de fazendas do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

A feira acontece sempre às quinta-feiras entre as 7h30 e 13h, na Rua São Benedito (entre Alexandre Dumas e Américo Brasiliense) e em outros dois endereços (no Pacaembu : Praça Charles Miller ; na Cantareira : estacionamento do Mercado da Cantareira) .
Baseada nos princípios da Antroposofia, a biodinâmica é um modelo de manejo agrícola surgido em 1924, a partir de palestras proferidas por Rudolf Steiner.

Com vários pontos em comum com a agricultura orgânica -- como a não-utilização de adubos químicos e agrotóxicos -- , essa forma de cultivo preconiza que a saúde do solo, das plantas e dos animais depende de sua conexão com as forças de origem cósmica da natureza.





Marcadores: , , , , , , , , ,

segunda-feira

O ímpar e seus prenúncios


Cris e Luciano no Pantanal . Tiaguinho em Brasília com o Fred , o Sérgio e a Bel . Vovó na casa de meu tio , em Fortaleza. E eu de volta a Sampa.

Pego meu aviãozinho amanhã cedo. Quer dizer, menos cedo do que gostaria. Mas o percurso da Barra ao Santos Dumont é uma viagem à parte. Bem, se fui capaz da façanha de perder um vôo para cá , na véspera do Réveillon (atenuante: às 7:30 A.M.) , sendo vizinha do Congonhas, já prevejo o tipo de despertar que me aguarda.

O que é isso ?! Providencial ! Como não ? Aproveitarei para pôr em prática algumas das metas que impus-me para o ano . Penso em resgatar hábitos que mantive nos tempos de sannyasin e de PDs no C.O. (UnB) . Tipo: levantar antes do sol , tomar ducha fria, fazer tai-chi. Não . Não se trata de chiste .

Suspeito que minha época de maior serenidade tenha sido mesmo essa. A que vivi entre os 15 e os 22 anos.
Apenas não sei se serei capaz de voltar a fazer minhas incursões pela cozinha macrô, acertando, vez por outra, numa receita do mestre Michio Kushi ou fazendo algumas daquelas tortas maravilhosas descobertas na revista "Transe". Vamos ver . A lista de metas mantém-se em aberto.




Marcadores: , , , , ,