segunda-feira





Por Adriana Paiva


Em entrevista concedida no final da semana passada ao canal RTPi , Mário Soares -- ex-presidente de Portugal e atual líder do "Partido Socialista" português -- lembrava que o fato de o pacifismo ser referido nas altas rodas políticas em tom , geralmente, "pejorativo" não deveria desestimular os cidadãos , mundo afora , a continuar clamando pela paz e exortando os líderes dos países beligerantes a retomar as discussões em prol de uma solução diplomática para os conflitos em curso no Oriente Médio .





Marcadores: , , , ,

" (...) Venho sonhar contigo e teus perigos,
Teus combates , teu riso , teu pecado ;
Vestido , farto, amado, longe , ah , longe
Do teu flamante outono de granadas
... "



Mário Faustino - "O servo novo ao som de cuja lira" - Esparsos e Inéditos (1948 - 1962) . O Homem e sua Hora e Outros Poemas - Organização : Maria Eugenia Boaventura - Cia. das Letras , 2002 .



Marcadores: , ,

domingo

UPDATE :

Elos Fortuitos - Depois de tanto tempo sem postar , eis com que deparo --- na página de entrada do "Blogger" :


Domingo, Março 30, 2003 - Posted 11:23 AM - by Khadija

" (...) Tudo o que eu gostaria é que através deste blog as pessoas entendessem o que realmente é ser muçulmana e pertencer ao Islam ! Todas as verdades e mentiras que são mostradas pelos meios de comunicação, confirmadas ou rejeitadas por uma pessoa que convive com esta realidade (...) "

Fonte : Blog "Ser Muçulmana" .


terça-feira

Foto : Shirin Neshat - Irã


[ Foto : Shirin Neshat / Irã --- Série : "Women of Allah" -- 1993 - 97 ] .


- - - - -





I closed my mouth and spoke to you in a hundred silent ways.
I whispered an offer softly in the ear of your playful heart.
You've heard my thoughts, you know what's on my mind.
And now, what I described to you last night, I'll do today.




- - - - -

[ Rumi - Sec. XIII ] .

quarta-feira

Da série : "Coleções"

As Cobras - LFV


- - - - - -

( ' As Cobras ' - Luis Fernando Veríssimo - Revista de Domingo / JB ) .

sexta-feira





Por Adriana Paiva


Que ultrajante pedido teriam feito à tal senhora ? Sua iracúndia, amainada , rompante após rompante, ao longo de décadas , com agrados caros e viagens além das fronteiras do reino, abalara até os mais dóceis e leais membros de seu numeroso séquito.

Na estrebaria e na cozinha serviçais sussurravam suposições :

-- Consta que a solicitante ignorou todos os protocolos... --- tomou a frente a governanta .
-- Dizem tratar-se de uma jovem plebéiazinha com aspirações a letrar-se fora do reino --- repetiu a cozinheira o que ouvira pela manhã cavalariços discutirem a caminho da cozinha .
Sobraçando a impecável toalha inglesa , quase à soleira da porta, o taifeiro --- que alguns sabiam ser pai viúvo de três moças em idade de casar --- , com a cortesia distante de quem se encontra em meio a colóquios que não lhe dizem respeito, emendou , entre pesadas pausas :
-- Os jovens ... suas maneiras breves, diretas --- abanou a cabeça , retirando-se --- ... pensam que podem chegar aonde ?

Poucos insurretos foram contabilizados no episódio . Nenhuma atrocidade excepcional precisara ser cometida para devolvê-los à condição indiferenciada de subalternos . Entre os seguidores mais obsequiosos da iracunda, no entanto , um certo mal-estar ainda jazia . Mister mais amargo que calá-lo para outros era calá-lo para si .


. . . . .

Texto: Adriana Paiva ( c ) 2003



Marcadores: , , ,

sábado








Fukumi é outra viajante contumaz. Conheci-a através de minha irmã, quando morei em Belém. Ela e a Cris estudavam na mesma classe, no " Colégio Marista N. Sra. de Nazaré " .

Filha de diplomata japonês, a Fuki ( apelido dado a ela pela Cris ) já rodou o planeta. Mais por iniciativa própria do que, exatamente, por prerrogativas ligadas à profissão do pai . Morou no Japão, nos EUA e no Canadá, tendo, entre uma parada e outra, mochilado um bocado mundo afora.





Fukumi é uma excelente interlocutora sobre assuntos ligados à cultura japonesa . O fato de ser nissei ( descendente de japoneses em segunda geração ) e mulher torna o seu discurso ainda mais impressionante . A agudeza com que critica a cultura no bojo da qual se deu a maior parte de sua formação é raríssima entre mulheres japonesas -- mesmo entre as descendentes .

Saindo de casa para conhecer o mundo, ali , pelo início dos anos 90, Fukumi rompeu, efetivamente, com a sina de passividade que ronda, ainda hoje , as mulheres da pátria de seus pais .






Marcadores: , , , , , , , , , , , ,