sexta-feira


Noticias -- ( como les gustan ) :

" Rio bajo terror de las mafias..." ( ! )

- - - - -

segunda-feira


* " Endangered Earth "




Endangered Earth, 1988 - Autor : Marvin Mathelson . Reprodução - Cartão postal / Arquivo Adriana Paiva




. . . . .


"100 poetas contra a guerra"


Ainda há tempo para participar da campanha idealizada pelo Flávio , do Hiperfocus . O prazo para envio de poemas foi estendido para 22 / 02 .

Textos de 42 autores já encontram-se disponíveis em arquivo .PDF e podem ser acessados através do blog .


- - - -

* ( Aquisição feita durante a ' ECO 92 ' , em uma tenda das ' Nações Unidas' instalada na área do ' Fórum Global ' -- Aterro do Flamengo / Rio de Janeiro ) .

Marcadores: , , , ,

domingo

" Quot hora est " ?



" Bem-vindo à hora certa ( ... ) 18: 03 . Hora oficial do Brasil . Domingo, 16 de fevereiro ..."




Todo término do horário de verão, ainda isto : um frio no estômago vagamente semelhante ao que sentia quando criança , à proximidade do final das férias .


- - - - -

Arte sobre foto de Célia Paiva . Clube Militar da Lagoa ( Rio de Janeiro - RJ ) .

Da série : " Bifurcações "


Você sabia que o ' Autoramas' mantém um blog desde dezembro passado ? Eu, honestamente, só fiquei sabendo porque alguém entrou aqui procurando por " blog - brasília - unb - exposição " . Abri o link correspondente no Google e acabei caindo em um blog citando o diário da banda carioca .

Mas, o que me chamou a atenção no meio dos 'posts' foi uma referência ao Pinduca ( ex-integrante do ' Maskavo Roots ' , hoje , guitarrista no ' Proto (o) ' ) .
Fomos colegas em "História da Imprensa" -- disciplina ministrada pelo Carlos Chagas -- na FAC ( UnB ) .


P.S.: ( A versão em ' katakana' para o nome da banda na página de entrada está errada . O certo seria 'autoramasu' e não 'ootoramasu' ) .




Marcadores: , ,

sábado

Aqui ou alhures





Dia aprazível . Vontade de sair a pé por Moema .
Sinto-me com o humor consideravelmente acima de minha média em plagas paulistanas . Consequência da noite bem dormida que não tinha há dias .
Lembrei-me, a propósito, de uma tirada do Miguel Falabella no "Advogado do Diabo" ( programa de entrevistas apresentado pelo Sargentelli ) , há alguns anos . Ele dizia -- mais ou menos nestes termos -- que se você estivesse bem consigo mesmo, até Goiânia poderia parecer-lhe interessante. Sério . Pesquisem nos arquivos da TV Educativa :-)

Sei que os goianos da capital não se chatearão com a referência . Mesmo porque muitos deles não omitem o fato de que preferem percorrer algo em torno de 200 quilômetros, para buscar diversão em Brasília , nos finais de semana .

Vivendo quase a metade de minha vida em Bsb , ouvi durante anos "candangos" fazerem piadas sobre goianos . Nunca soube de um que se sentisse ou declarasse ofendido . Pelo contrário . Donos , não raro , de um humor do tipo ' bonachão' -- conheci muitos assim -- , eles até que acham graça . Convém, entretanto, evitar a esparrela de proferir a rima tola, a infâmia : "Errar uma vez é humano . Duas é ..."


- - - - -

Arte : Katherine E. Nilsson

quarta-feira

* " Pelo ar ...Olhos à deriva"

 Rio de Janeiro





" Nuvens sobre o Rio de Janeiro

Ponte aérea

Luzes sob o céu de São Paulo

Alma e matéria "


. . . . . . .

* ( Letra: 'Paris - Dakar' - Marina Lima . Foto: Adriana Paiva -- chegando atrasada para o réveillon em casa ) .



Marcadores: , , ,

sexta-feira

* " Eu sou Carlos . Estou no Plural "


 Carlos Careqa à frente de homenagem a Pixinguinha  no CCBB de SP


Múltiplo : O músico e ator Carlos Careqa , que apresentou-se no CCBB na última terça-feira , é responsável também pela concepção e direção da série de shows em homenagem a Pixinguinha

- - - - - -

Por que parou no lead ?


A moça diz que vai ao show. Convoca a vizinhança . Fornece link para matéria sobre o evento ( baseada, naturalmente, em press-release nosso ), mas erra em um "detalhe" , tipo assim , crucial .

O show FOI . O Careqa apresentou-se no CCBB na terça-feira passada ( dia 4) . Cantando, lindamente, diga-se, um set-list composto quase que exclusivamente de inéditas --- algumas das músicas estarão em seu próximo CD . A única composição conhecida do público era justamente a reservada para homenagear Pixinguinha -- "Lamento" , parceria dele com Vinícius de Moraes ---, tocada diante de uma platéia embasbacada , em um pente de cabelo . No acompanhamento -- solene e irretocável , conforme pedia o número : Mário Manga ( ex-Premê ) no cello , Gabriel Lévy no acordeon e Guello na percussão.

Ave ! Ainda bem que a moça é "amiguinha" ( no melhor dos sentidos , certamente ) . Não a perdoaríamos se fosse "coleguinha" .

Diria a ela que não deixasse que o lapso --- já perdoado --- a dissuadisse de ir ao CCBB no dia 18. Bom, ainda que, ao contrário de suas expectativas --- mais uma vez --- , ela não consiga ver nem o Arrigo, nem o Vítor Ramil . Nesse dia , o " Terças Musicais" apresentará Belchior e os "afilhados" André Abujamra e Marcelo Quintanilha .

O Arrigo, amiga distraída, apresenta-se na próxima terça-feira (11/ 02) , seguido por Mário Manga e Dante Ozzetti (irmão da ) . O milongueiro Vítor Ramil encerra a série em homenagem a Pixinguinha, no dia 25 --- antecedido, no palco, pelo Péri ( baiano radicado em Sampa ) e pelo "padrinho" da noite , o aguardadíssimo Itamar Assumpção. Anotou ?

_ _ _ _

* ( Versos de ' Não pise nos meus Carlos ' , composição de Carlos Careqa e Adriano Sátiro / CD ' Música para Final de Século ' , 1999 ) .
_ _ _ _


terça-feira


Conexão B.R.A.S --- P.I.X.





Direto do CCBB , Valéria avisa que o auditório onde se realizaram, agora há pouco, os shows inaugurais do "Novo de Novo..." lotou .
Tom Zé foi o primeiro a subir ao palco, seguido por Marcelo Vianna ( neto de Pixinguinha ) e por Carlos Careqa ( o idealizador do projeto ) .
Os ingressos para a segunda sessão -- logo mais , às 19 : 30 -- , esgotaram.


_ _ _ _

Cartaz : "Novo de Novo - O Brasil de Pixinguinha" : Guto Lacaz
_ _ _ _




Marcadores: , , , , ,

segunda-feira

Tom Zé : " Arrastão de Pixinguinha "

Daqui a pouco ( 22:00 ) , no programa Metrópolis, Cunha Jr. recebe o músico Tom Zé para conversar sobre o projeto "Novo de Novo - O Brasil de Pixinguinha".

Idealizado pelo cantor e ator Carlos Careqa , o evento abre a temporada de shows do "Terças Musicais", amanhã, no Centro Cultural Banco do Brasil ( CCBB ) de São Paulo .

O "Metrópolis" é transmitido ao vivo também pela Internet .



Programa Metrópolis - TV Cultura.


- - - - -
Site do evento " Novo de Novo - O Brasil de Pixinguinha " : www.verveweb.com.br/novodenovo/
- - - - -


domingo

Quadrinhos





Sentindo falta do parceiro de farra , que passou quase todo o mês de janeiro em Brasília , o Apolo vinha dando muito trabalho para a mamãe e para a Socorro . Mas, a zorra acabou. . O Tiago já está de volta . As aulas dele começam na segunda-feira .


"The Sims"





Fernanda , posso dizer que fui introduzida nos "meandros" do ' The Sims' pelo meu sobrinho de 10 anos ( aí, ele definindo minha ' personalidade' ) .



Testamos o pacote de expansão "O Bicho vai Pegar" (acima) , sob a vigilância de "Apolo, o onipresente" (abaixo) :



O Tiago lida com computador desde os 3 anos , mas nunca se tornou obsessivo , abdicando de brincar com outras crianças, outros jogos, deixando de ir à praia ou de cuidar de seus bichos de estimação ( que, por sinal, não são poucos :-) .

- - - - -


" No controle "


Segundo alerta da própria "Eletronic Arts" , desenvolvedora do "The Sims" , o game é desaconselhável para menores de 16 anos .
Eu e minha irmã estivemos conversando a respeito .
De fato, a infinita possibilidade de combinar os perfis (psicológicos, profissionais, etc) dos personagens e o seu respectivo potencial de ação ( e interação ) fazem do jogo uma distração inadequada para um menino de 10 anos. Estamos falando de alusão a papéis sociais , sexuais, enfim, de conteúdo melhor decodificável por um adolescente do que por uma criança. Aliás, a Cris arrumou atividades em número suficiente para o Tiago esquecer o tal " simulador de vida", sem traumas . Na condição de excelente mãe -- e pedagoga -- ela já alcançou seus objetivos :-) .


- - - -

Fotos : Adriana Paiva - Rio , Janeiro de 2003 .