quarta-feira

Cine - São Paulo / Oeste


Latitude Zero (2001) : Adaptação do texto homônimo de Fernando Bonassi . Direção: Toni Venturi

Apostando que 90 % da recente produção cinematográfica paulista seja encabeçada por diretores e roteiristas residentes na região oeste da capital ( Pinheiros, Higienópolis, Perdizes, etc.) , a "Carmina - Escola de Ator" criou o "Projeto Cineastas do Oeste".
O convidado da palestra de abertura -- que se realiza logo mais, às 19:30 -- , é o roteirista Fernando Bonassi (morador do bairro de Higienópolis).

Entrada franca - Endereço: Rua Capitão Prudente, 223 - Pinheiros.
Obs.: (As senhas serão distribuídas entre as primeiras 25 pessoas que chegarem ao local ). .


- - - - - - - -

* 100 histórias colhidas na rua - Por : Fernando Bonassi

Espreme a memória até doer. Ajuda com as mãos nas têmporas, como se pudesse aperfeiçoar o esforço. Cotovelos na mesa. Na foto, um menino deitado no chão de cacos de cerâmica ; o menino segura uma bola Pelé - calça rancheira / Conga / camiseta listrada ; contra o sol tem uma careta no rosto. Talvez sorria também. Sim. Agora lembra. Sorri. Sorri sim. É ele mesmo. Lembra que sorria para a câmera. Fixa um ponto qualquer na foto (o formato de um caco no piso, uma mancha na parede...) procurando pelas suas evidências daquela realidade anterior. Ele tem quase certeza de que essa é a recordação mais antiga de sua vida, mas pode ser só por causa da fotografia.

* (Pág. 57 . Editora Scritta , 1996 ) .