sexta-feira

Reproduzo o excerto abaixo, inspirada por colóquios com um luminar do cinema nacional . Desde os meus tempos de FAC - UnB , não encontrava um interlocutor que fosse tão loquaz quanto amplamente conhecedor do assunto .


La prima lezione



Pier Paolo Pasolini - "Autoritratto col fiore in bocca" (1947). Firenze / Gabinetto Scientifico Letterario G.P.Vieusseux

* Genariello: A Linguagem Pedagógica das Coisas

" A educação que um menino recebe dos objetos, das coisas, da realidade física -- em outras palavras, dos fenômenos materiais de sua condição social --, torna-o corporalmente aquilo que é e será por toda a vida . O que é educada é a carne, como forma do seu espírito (...)
As palavras dos pais, dos primeiros mestres e, finalmente, dos professores se sobrepõem ao que já ensinaram ao menino as coisas e os atos, cristalizando esse ensinamento. Só a educação recebida dos companheiros será muito semelhante à ministrada pelas coisas e pelos atos : isto é, será de um mesmo modo puramente pragmática, no sentido absoluto e primitivo da palavra".


* ( O jornal italiano "Il Mondo" publicou os quatro capítulos do inconcluso "tratado pedagógico" de Pasolini, entre março e junho de 1975. No ano seguinte, a editora Einaudi reuniu-os e republicou-os nas Lettere Luterane).



Marcadores: , , , , , , ,