sábado


Esperta era a sua avó





Eco-fashion: Marcas conhecidas também apostam nas bolsas de pano como opções para um Natal sustentável


A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo promove hoje o mutirão Ambiental "Evite Sacolas Plásticas !" .
A campanha acontece no entorno dos shoppings
Light (centro), Iguatemi, Morumbi, Center Norte e Raposo (Rodov. Raposo Tavares) . Há ações previstas em outras cidades paulistas (veja a lista no site do mutirão) .
A proposta da mobilização é conscientizar a população para que encontre substitutos às embalagens de plástico para, entre outros fins, o acondicionamento de mercadorias . O material, à base de polímero, causa um sem número de danos à natureza (como poluição de rios e saturação de aterros sanitários) e leva cerca de 300 anos para se decompor .

Estima-se que em todo o mundo são consumidos 500 bilhões de sacos plásticos por ano, o equivalente a 1,5 bilhão por dia . Apenas em São Paulo, são utilizadas, mensalmente, 66 milhões de sacolas plásticas .
Atualmente, entidades brasileiras voltadas à preservação do meio-ambiente discutem a possibilidade de os supermercados virem a substituir as sacolas plásticas por embalagens reutilizáveis feitas à base de papelão ou materiais similares . Em outros países, a medida já vem sendo adotada com sucesso .
Por enquanto, por que não ir às compras portando criativas e fofas sacolas de lona com as das fotos acima ? É claro que por aqui já aderimos à campanha.


::: Na imagem : Bolsa -- "A minha avó já usava sacola de pano (Por um planeta mais limpo) " -- comercializada pela ONG "Projeto Arrastão" durante a exposição "Eu Não Sou de Plástico" (em setembro passado, no Porão das Artes, no Parque Ibirapuera) ; na parte inferior, as sacolas em silk-screen vermelho e marrom são da Livraria da Travessa .

Aldeias

Outras opções bacanas são as bolsas confeccionadas pelas artesãs da Aldeia das Mulheres, núcleo da ONG Aldeia do Futuro, entidade de Americanópolis (SP), voltada à educação e profissionalização de jovens e mulheres . Encomendas pelo telefone (11) 5562 6860 .

Presentes para quem precisa

Sabe aquelas mesas das quais você ainda não se desfez por falta de tempo ou por pura procrastinação?

Objetos que para você já não têm muita serventia (ventiladores, cadeiras, equipamento de áudio e informática, etc..) e estão ali no canto apenas juntando pó podem ser de grande utilidade para o pessoal da Aldeia do Futuro . Veja
aqui listagem do material de que a entidade necessita .


E se o orçamento este ano não está tão apertado, pense em incluir esses jovens e mulheres em sua listinha de compras de Natal .


* * *
Arrastão pela cidadania

Amanhã (domingo, 8/12), acontece a
6ª Corrida Pela Cidadania , promovida pela ONG Projeto Arrastão. A competição terá provas para adultos e crianças de diversas faixas etárias .
A concentração acontece, a partir das 7h30, na Sociedade Hípica Paulista (Rua Quintana, 206, no Brooklin) .

Durante o aquecimento, serão sorteados bicicletas, passagens aéreas, celulares e um pacote para a 20ª Maratona de Buenos Aires. Mais informações no
site .


* * *


Feiras biodinâmicas em São Paulo




Na capital paulista, são três as feiras livres voltadas à comercialização de produtos biodinâmicos


Na quinta-feira, estive na feira de produtores biodinâmicos, no Alto da Boa Vista (zona sul de São Paulo) .
Os produtos (hortaliças, pães, geléias, sucos, café, etc..) são trazidos de fazendas do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

A feira acontece sempre às quinta-feiras entre as 7h30 e 13h, na Rua São Benedito (entre Alexandre Dumas e Américo Brasiliense) e em outros dois endereços (no Pacaembu : Praça Charles Miller ; na Cantareira : estacionamento do Mercado da Cantareira) .
Baseada nos princípios da Antroposofia, a biodinâmica é um modelo de manejo agrícola surgido em 1924, a partir de palestras proferidas por Rudolf Steiner.

Com vários pontos em comum com a agricultura orgânica -- como a não-utilização de adubos químicos e agrotóxicos -- , essa forma de cultivo preconiza que a saúde do solo, das plantas e dos animais depende de sua conexão com as forças de origem cósmica da natureza.





Marcadores: , , , , , , , , ,



Laço vermelho no Obelisco do Ibirapuera lembra que hoje é o
Dia Mundial de Luta Contra a Aids


(Leia notícias aqui)





Marcadores: , , , , , , , , ,