domingo


MÍDIA - Notas


Beleza Real

Mauren Motta, ex-apresentadora do "Patrola" (RBS TV/Multishow), trocou Porto Alegre por São Paulo . A gaúcha está na cidade para fazer contatos com interessados em produzir seu projeto de programa para TV baseado no conceito "beleza real" .





E por falar em beleza além de padrões impostos, a jornalista Cristiane Correa comenta em seu blog , no Portal Exame, polêmica em torno da nova campanha da Dove, explorando vídeo que exibe mulheres com mais de 50 anos nuas .
Ela cita matéria do Advertising Age, em que se diz que a estratégia de marketing viral na WEB não teria vingado -- vide número pouco expressivo de visualizações do vídeo no YouTube -- e que a peça vem sendo vetada em algumas emissoras de TV nos Estados Unidos .

A Unilever foi, de fato, bastante feliz ao lançar, há alguns anos, a campanha da Dove "pela real beleza", com peças que vendiam a idéia de que mesmo as mulheres consideradas fora dos padrões usualmente vendidos como desejáveis, poderiam sentir-se lindas e poderosas sendo ... elas mesmas . Em um desses simpáticos anúncios víamos mulheres de variadas idades, raças, silhuetas e tipos de cabelo, correndo exultantes e em trajes de banho pela praia .

Para lá da polêmica em torno de ser esse novo filme de bom ou mau gosto, é interessante notar que a linha de produtos tem como proposta ser "pró-idade", valorizando -- assim se infere -- as características físicas das mulheres dessa faixa etária (50-60), em clara oposição às dezenas de produtos encontrados nas prateleiras de farmácias e lojas de departamento, apresentados (irrealisticamente) como "anti-idade" .

Lá na "enquete" improvisada do Portal Exame , um dos participantes insinua que a peça funcionaria melhor com outras modelos. Ele escreve : "Mulheres mais bonitas ou fotogênicas poderiam ter feito a diferença" . Penso que "mais bonitas" não seja , nessa discussão, a colocação mais apropriada . Concordo no que diz respeito à importância da fotogenia (fotografar bem, aparecer bem no vídeo) .


E porque ramificar é preciso

Inevitável lembrar de "Garotas do Calendário" (Helen Mirren entre elas), o filme de Nigel Cole baseado na história de senhoras de uma pequena cidade da Inglaterra que, lá pelas tantas, resolvem juntar uma grana em prol de nobre causa, posando nuas .







Nova poesia nômade brasileira



Folha - Angélica Freitas lança Rilke Shake - Foto de Renata Freitas - Reprodução

"Poetas perdidos no espaço"


Matéria publicada ontem, no caderno 'Ilustrada' da Folha de S.Paulo, destacava livros com lançamento acontecendo no período : "Rilke Shake" (Angélica Freitas), "20 Poemas para o seu Walkman" (Marília Garcia) e "A Cadela sem Logos" (Ricardo Domeneck) .
Joca Reiners Terron inclui os jovens escritores no rol dos poetas (renitentes) da nova poesia nômade brasileira .

* * *

A foto de Angélica a ilustrar a matéria foi feita por sua irmã, Renata Freitas (outras imagens em seu Flickr) .

* * *

Eis as datas de lançamento de "Rilke Shake" : 10/03, no Rio e 12/03 em São Paulo .





Marcadores: , , , , , , , , , ,

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial