sexta-feira

"Destinos da sexualidade na era tecnológica" (Excertos)

Poucos têm se dado ao trabalho de pesquisar as conexões entre sexualidade e os novos meios de comunicação eletrônicos. Há um abismo entre os mais recentes desenvolvimentos da psicanálise e os últimos artefatos que chegam ao mercado, derivados da computadorização ou constituintes do novo habitat do homem telemático (...)

Vivenciamos, através das novas criações da realidade virtual, a possibilidade de romance, sexo, voyeurismo eletrônico, de todas as formas de contato "físico" distintas das que a humanindade conheceu em toda sua existência. Isso levanta problemas absolutamente novos nas relações humanas.

(...) O que incomoda, não obstante, é o uso social e os mundos que se descortinam com essas novas possibilidades eletrônicas. Sabe-se que a sociedade de consumo, modelo disseminado no pós-guerra, gerou formas diversas de angústia. Angústia de homens em sociedade de massas que se situavam absolutamente sós no meio da multidão. Sós em massa . A angústia acabou por se consolidar como reservatório de onde a indústria da publicidade recolhia seus motivos para os apelos de consumo. A angústia gerou, como se sabe, a "consciência feliz" de Marcuse. A tecnologia talvez esteja potencializando tudo isso, já que põe à disposição dos homens, em qualquer parte do mundo, possibilidades infinitas de pseudo-satisfação (...)

Parece que a indústria eletrônica nos separa ainda mais da idéia de satisfação, ampliando vertiginosamente o círculo vicioso do desejo, da lacaniana inalcançável realização, que já era difícil nos tempos de sexo realizado com dois corpos presentes, que se tocavam, se acariciavam, se beijavam e se penetravam.

Todo o mundo eletrônico é essencialmente mental, quintessência da realização mentalizada e puramente imaginária da sexualidade (...) Que misteriosos seres, desconhecidos e novos desejos constituirão o mapa da sexualidade eternamente não resolvidada nova humanidade ?



Fonte: Revista 'Atrator Estranho' - Núm. 16 / Coletivo NTC - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura - USP




Marcadores: , , , , ,