sexta-feira



Ilustração : Clay Bennett - EUA


O Ponto e o Nó


Ante-ontem , numa de minhas raras zappeadas por canais da TV aberta, acabei aportando no divertido "Os Normais".

Gosto desse estilo de humor nascido nos palcos cariocas. Sobretudo no que mantêm de resíduos de grupos como o "Asdrúbal Trouxe o Trombone" ( de onde saíram Regina Casé e o próprio Luís Fernando Guimarães) , "O Pessoal do Despertar" ( Maria Padilha, Daniel Dantas, Zezé Polessa, etc.) ou o "Manhas e Manias" ( vi Débora Bloch e Andréa Beltrão, num prenúncio do que viriam a fazer, pouco mais tarde, no TV Pirata e no Armação Ilimitada , respectivamente) .


O Ponto

Voltando a "Os Normais" (que , a propósito, deveria ser mantido nesse mesmo dia e horário) :



Numa das cenas, Fernanda Torres e Giulia Gam discutem.
Eu estava na mesa da sala organizando uns papéis , quando ouvi :
- BLOG !
Ahn ?! Aumentei o volume . A personagem de Giulia Gam remenda , zombeteira :
- ... coisas de Internet ...

Achei graça. Principalmente, porque havia pego para ler , naquele mesmo dia, a desfocada (e atrasadíssima) matéria que a Veja publicou sobre o assunto na edição desta semana. Como se vê, oportunismo também pode ser impontual e, não raro, míope .
Não vi "Os Normais" até o fim . Aguardava a exibição da vídeo-crônica sobre o "Gaijin 2" -- adiada, segundo tardiamente soube, para a próxima quarta-feira (' Zoom ', TV Cultura ) .

O Nó

Nota publicada, dia 5, no Vox News, informava que o portal Globo.com teria comprado, em segredo , os direitos sobre o domínio www.blogger.com.br .

- - - - - - - -




* Freddie Mercury (Queen) - Rock in Rio, 1985 . Foto : Adriana Paiva


Durante os anos em que fiz cursos na EAV do Parque Lage -- entre 83 e 84 : fotografia, serigrafia e teatro -- , assisti a duas peças encenadas pelo "Pessoal do Despertar" : "O Círculo de Giz Caucasiano" (Bertolt Brecht) e "A Tempestade" (Shakespeare) . Ambas as montagens causaram frisson no meio teatral carioca.
Vi o "Círculo de Giz" ( direção do Paulo Reis) com a turma de "Oficina de Teatro 1". Nessa época, ensaiávamos "Vinícius - 70 Anos" ( peça de encerramento do curso ministrado pelas atrizes Maria Pompeu e Aracy Cardoso ) .

* [ A primeira copiagem deste material foi feita pelo meu professor de ' Desenvolvimento da Linguagem e Prática Fotográficas ', o Lúcio Paiva - Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Jan / 85 ] .

- - - - - - -

A Colecionadora


Vim a descobrir, no ano passado, que sumiram alguns programas de minha coleção. Entre eles, dois de meus preferidos . Exatamente. O programa do "Círculo de Giz Caucasiano" , cuja capa trazia uma foto em P&B do "Pessoal do Despertar" ( reunido diante da sala onde nossa turma fazia aulas ) .
Desconfio que o outro ítem tenha desaparecido na época em que meus pais mudaram-se de Olinda para cá. Num transporte feito, como muitas vezes antes, pela nem sempre segura Grane( r )ro. Tratava-se do programa de "Cenas de Outono" (1988, texto do Yukio Mishima, dir.: Naum Alves de Souza ) com Marieta Severo e Sílvia Buarque nos papéis principais .

Chorar ?



Marcadores: , , , , , , , , , ,