sábado

Elipse


Vladimir Carvalho - cineasta e professor da UnB - Foto de divulgação


O Festival de Cinema de Gramado termina hoje .
Vladimir Carvalho, meu professor de documentário na Faculdade de Cinema da Universidade de Brasília, foi um dos homenageados desta edição . Ele volta para casa com o 6º Troféu Eduardo Abelin .
São tão inevitáveis quanto agradáveis as lembranças que ele me suscita . Ontem, lembrava-me de uma ocasião em que ele me me flagrou numa tentativa de verter para o japonês (que eu também estudava na UnB) trechos de sua aula .
Vladimir, que escolheu duas searas difíceis neste país -- o ensino universitário e o cinema documental -- é duplamente merecedor da homenagem .

* * *


Ganhei dele dois textos que carinhosamente guardo : O roteiro de "A Bolandeira" e uma maravilha de documento em que Eisenstein faz uma analogia entre a escrita ideogramática e a montagem cinematográfica .
Muita vontade de rever esse homem !




Marcadores: , , , ,