domingo

- - - -

O texto abaixo foi extraído de um e-mail em resposta a uma conhecida da WEB . A pessoa em questão indagava-me sobre os nippolinks publicados neste blog.
Os excertos da mensagem original, certamente ajudarão a responder algumas das perguntas que fazem-me acerca de meu envolvimento com a cultura nipônica :

" Comecei a estudar nihongo em 1987 / 88, na UnB (...)

O relativo domínio do idioma , aliás, tem-me sido muito útil na profissão (...)

Ainda na UnB, cursando Antropologia, resolvi pleitear uma bolsa para estudar no Japão. Havia sido primeira de turma duas vezes e minha professora me recomendava.

*

Mal comecei a tomar providências para a transferência, acovardei-me...Sério. Não tinha condições (psicológicas) , ainda, para viver longe de meus pais.

Continuei envolvida com o estudo do idioma e da cultura japonesa . Estudei filosofia/ religiões, artes (...) resolvi exacerbar : entrei para o coral de descendentes de japoneses, na própria UnB. "Tanoshii Tori" ( 'pássaro alegre' ) era o nome do grupo.
Fiz turnê com o côro , encenei Mishima, participei de concursos. Em suma , banquei o mico à rigor, de quimono e tudo o mais (...) "

**

- - - - - -

* (Prova ' Nihongo Básico 3' / Inst. Cult. Brasil - Japão . Brasília 1988 ) .
** (Programa do "22 º Concurso de Corais Japoneses" - Aliança Cultural Brasil - Japão. São Paulo, SP - Outubbro, 1988 ) .

- - - - - -